Membros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo representaram o PreviSinop no 12º Congresso Brasileiro de Conselhos de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizado em Arapaju-SE. O evento, que iniciou na última quarta-feira (6), reuniu autoridades, gestores e conselheiros de todo o país, visando promover debates sobre a gestão eficiente dos RPPS.
Os principais temas discutidos neste congresso foram: Os Desafios para 2025; os desafios da certificação dos Conselheiros; Política de Investimentos: aprovação e acompanhamento; conselheiros e final de mandato; Benefícios Previdenciários: da concessão ao registro.
A superintendente executiva previdenciária Daniela Sevignani destacou a importância da presença dos conselheiros neste evento. “As oportunidades de capacitação precisam ser aproveitadas, e os nossos conselheiros tornaram essa vinda possível, porque cumpriram as exigências que fizemos. Todos estão certificados com a nova atualização do Ministério da Previdência Social e participam ativamente das nossas reuniões. O PreviSinop entende que essa constante capacitação melhora a gestão da instituição e nos proporciona trocas de experiências com outros RPPS do Brasil. É necessário olharmos além da nossa realidade para trazermos sempre o melhor para Sinop”, enfatizou.
Outros assuntos abordados pelos palestrantes foram: as ações dos Conselhos na gestão atuarial; os conselhos perante os órgãos de fiscalização e controle externo.
A representante do Conselho Fiscal, Laura Sandim que participou pela primeira vez de uma capacitação nacional específica para conselheiros, relatou como foi sua experiência neste congresso. “Eu me surpreendi com a estrutura do evento, com a excelência dos assuntos que foram abordados, temas relevantes e atuais que irão nos ajudar na nossa atuação como conselheiros e no desempenho das nossas funções dentro dos RPPS. Gostaria de deixar registrado minha gratidão pela oportunidade de ter participado deste evento enriquecedor”, destacou.
O conselheiro Celso Adão, membro do Conselho Deliberativo, representante dos Segurados, também ressaltou a relevância desta capacitação para o RPPS sinopense. “Tivemos um encontro proveitoso, uma interação, troca de experiências com outros RPPS e esta oportunidade foi extremamente importante, sem contar a qualidade do conhecimento de alto nível que adquirimos e que levaremos para Sinop”, concluiu.
O evento, que reuniu mais de mil e duzentos participantes de RPPS do país, encerra nesta sexta-feira (8).
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Gisele Lima