A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop iniciará, nesta quinta-feira (15), o desenvolvimento da campanha nacional de vacinação contra a Influenza (vacina contra a gripe), que neste ano foi dividido em etapas pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, serão atendidas crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulher que deu à luz há pouco tempo) com 45 dias após parto e trabalhadores da área da saúde que comprovem vínculo empregatício (carteira assinada ou holerite).
Para esta etapa, a estimativa é de atender 21,6 mil pessoas, sendo 14,1 mil crianças, 2,3 mil gestantes, 391 puérperas, e 4,7 mil trabalhadores da área da saúde. A vacinação, que começa amanhã, continuará disponível, de segunda à sexta-feira, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Alto da Glória, Sabrina, São Francisco, São Cristóvão, Nações, Primaveras, Palmeiras, Gente Feliz e Camping Club, além dos Centros Integrados de Atendimento (CIA) André Maggi e Jacarandás.
O informe técnico elaborado pelo Ministério da Saúde alerta para que, no caso dos trabalhadores da área da saúde, a vacinação contra gripe deve respeitar o período mínimo de 14 dias de intervalo após aplicação da vacina contra Covid-19.
A outra recomendação é direcionada às pessoas que estão com suspeitas ou em caso de casos confirmados de Covid-19. “Recomenda-se o adiamento da vacinação contra a influenza nas pessoas com quadro sugestivo de infecção pela covid-19 em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas”, destaca o documento.
Conforme o calendário do Ministério da Saúde, a primeira etapa deve ocorrer até 10 de maio.
Detalhes da Vacinação contra Influenza – 1ª etapa
Público: crianças a partir de 6 meses até menores de 6 anos; gestantes; puérperas com 45 dias após parto e trabalhadores da área da saúde.
Documentos obrigatórios:
Para crianças, algum documento oficial de identificação; para grávidas, em que a barriga ainda não segue amostra, o exame de gravidez; para puérperas, o registro de nascimento do bebê e, para os trabalhadores da área da saúde, algum documento oficial que comprove vínculo (carteira de trabalho ou holerite).
Locais:
UBS Alto da Glória;
UBS Sabrina;
UBS São Francisco;
UBS São Cristóvão;
UBS Nações;
UBS Palmeiras;
UBS Primaveras;
UBS Gente Feliz;
UBS Camping Clube;
CIA Jacarandás;
CIA André Maggi.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn