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10 de Outubro de 2022

Procon Sinop orienta consumidores sobre a compra de presentes para o Dia das Crianças

Procon Sinop orienta consumidores sobre a compra de presentes para o Dia das Crianças

Neste dia das crianças, comemorado nessa quarta-feira, dia 12 de outubro, O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon de Sinop, traz orientações para pais e responsáveis, com um alerta para os cuidados necessários na hora de ir as compras, para evitar futuros problemas. No momento das compras, pesquise, compare preços, faça o teste dos produtos na lojas, verifique a qualidade dos itens e serviços antes de adquirir.

Segundo o Diretor do Procon Sinop, Vilson Barozzi, é preciso ter alguns cuidados na hora da compra, principalmente nesse início de semana, quando as relações consumeristas estão mais intensas. “O Procon alerta para que as crianças, sob responsabilidade dos pais, tenham todo cuidado na aquisição de produtos, tanto bens duráveis, quanto não duráveis. Nesse momento os pais precisam verificar os produtos, se oferecem segurança e garantia. Verificar inicialmente se tem selo do INMETRO, que garante a qualidade e os testes para que o produto não cause danos físicos e econômicos. Analise bem antes de comprar, e caso tenha dúvidas, procure o Procon”, ressaltou.

No mês passado, o Procon de Sinop lançou, em parceria com a Academia Sinopense de Ciências e Letras, o gibi “Os Cofrinhos de Procôncio”, focado em levar a educação financeira às crianças das escolas municipais e particulares do município. Na cartilha, que é educativa e intuitiva, é destacada a importância de saber lidar com o dinheiro e aprender sobre como economizar.

“É um gibi focado nas crianças para que elas cresçam com essa mentalidade que economizar é bom, o dinheiro faz parte da vida, e saber administrar. Estamos pensando já num volume dois para o futuro”, destacou o diretor do Procon.

O gibi está disponível em formato digital. Para fazer o download CLIQUE AQUI.

MAIS ORIENTAÇÕES:

O Procon de Mato Grosso elencou algumas dúvidas principais com relação as compras para a data.

Certificação do Inmetro: Todos os brinquedos destinados a crianças de até 14 anos devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O selo do Inmetro é a garantia de que o produto foi testado e é adequado para a faixa etária indicada. Verifique atentamente o selo na embalagem do produto.

Crianças pequenas e bebês: Redobre a atenção ao comprar brinquedos para crianças muito novas e bebês e observe atentamente a classificação de faixa etária indicativa do brinquedo. Alguns produtos podem conter peças pequenas que colocam em risco a saúde e a segurança da criança. Por isso, verifique se na embalagem ou etiqueta há instruções de uso.

Roupas e calçados: Sempre pergunte antes se a loja aceita a troca do produto por questões de gosto, cor e tamanho, isso vale para a compra de qualquer item. Também é preciso se informar antecipadamente sobre prazos e condições para a realização da troca. Quando, no momento da compra, o comerciante oferecer o direito a troca, o consumidor poderá exigir tal substituição. Sempre que possível solicite comprovante do benefício por escrito.

Eletrônicos: Compare preços e prazo da garantia. Não se esqueça de verificar se existe assistência técnica em Mato Grosso. Solicite uma demonstração de funcionamento do aparelho e teste as funções. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula uma garantia de 90 dias para produtos duráveis. Os produtos importados também devem seguir essas determinações.

Compras pela internet: É preciso verificar se constam no site o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento. Observe também se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega. Ao efetuar a compra, imprima ou salve em seu computador a página do site com os dados. Antes de enviar seus dados pessoais e de seu cartão de crédito, observe se a conexão é segura. Desconfie de valores abaixo da média e evite clicar em anúncios recebidos por e-mail ou redes sociais, pois eles podem levar a sites fraudulentos. O recomendado é sempre digitar o endereço do site.

Produtos falsos: Atenção a produtos falsificados: tintas especiais e materiais tóxicos, bordas cortantes e ruídos acima do permitido são alguns dos problemas encontrados em produtos destinados a crianças que são contrabandeados e que podem colocar em risco a saúde e segurança dos pequenos. Se possível, opte por comprar no comércio formal, que garante a procedência do produto e que todas as informações prestadas na embalagem são verdadeiras.

Formas de pagamento: Com relação ao pagamento, o consumidor precisa redobrar a atenção, pois os comerciantes podem oferecer descontos de acordo com o prazo ou opção de pagamento. É importante lembrar que as lojas não são obrigadas a receber cheques de terceiros ou de outras praças, porém os estabelecimentos devem deixar bem visível a informação para que o cliente possa escolher a melhor forma de quitar a compra e para não provocar transtornos aos clientes.

Ao optar pelo parcelamento, tire todas as dúvidas sobre o número e valor das parcelas, taxa de juros ao mês e ao ano, encargos e o valor total a prazo. Todos esses dados também devem ser informados de forma clara, visível e ostensiva pelo fornecedor.

Devolução/arrependimento/troca: Para compras realizadas fora do estabelecimento comercial - internet, telefone e catálogos em domicílio - o consumidor tem até sete dias após o recebimento da mercadoria para solicitar o cancelamento e devolver o produto, desde que não tenha sido usado, sem precisar se justificar. O cancelamento deve ser solicitado por escrito. No ato da entrega, só assine o comprovante de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento. Fique atento: o CDC estabelece que as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem vício de qualidade (defeito).

Nota fiscal e garantia: não se esqueça de exigir o documento fiscal. Ele é que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto. O prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com seu uso, como alimentos, por exemplo) e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como aparelhos celulares, geladeira, televisão).

Atendimento:

O Procon de Sinop fica da rua das aroeiras, 1116 - Centro.

Fones para contato: (66) 3531-1512 / (66) 99998-8585

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Everton Medeiros