O Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), fará o lançamento, na próxima semana, do novo processo de emissão do alvará online. O sistema é inédito e promete agilizar, além de facilitar o acesso dos profissionais da construção civil ao serviço. O sistema foi desenvolvido ao longo desse primeiro semestre na atual gestão, para que pudesse oferecer todo o processo de inclusão dos projetos para análise e emissão do alvará.
O lançamento do alvará online será na próxima quarta-feira (30/06), no entanto, serão oferecidos treinamentos para apresentar e explicar o funcionamento das novas ferramentas, nessa semana, para profissionais da construção civil, como engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações, entre outros. Para participar, os interessados deverão agendar o dia e horário, através do contato pelo celular do PRODEURBS (66 9249-9139), como forma de evitar aglomeração. Os treinamentos estarão disponíveis da seguinte forma:
24/06/2021 – Período Matutino – Local: Auditório da FASIPE Aquarela das Artes
1ª turma: 08h
2ª turma: 10h
25/06/2021 – Período Matutino – Local: Auditório da FASIPE Aquarela das Artes
1ª turma: 08h
2ª turma: 10h
Para a implantação do novo sistema, o PRODEURBS alerta que as taxas no sistema antigo serão emitidas somente até essa quinta-feira (24/06/2021). Ressaltam ainda, que o Sistema de Emissão de Taxas será interrompido nos dias 28 e 29/06/2021 (segunda e terça-feira) para que o novo sistema seja implantado.
Segundo o diretor do Prodeurbs, Waldomiro Teodoro dos Anjos (Miro), o alvará online vai de encontro com os recordes recorrentes dos números de alvarás da construção civil emitidos em Sinop. “É um procedimento que surgiu para, além de facilitar em agilidade e acompanhamento online, diminuir filas e atendimentos presenciais, dando suporte aos cuidados com a pandemia”.
Os profissionais vão poder, com uso de certificado digital, cadastrar os projetos, emitir o alvará, retirar as taxas e acompanhar todo o processo. Após a inclusão dos projetos, o processo vai para análise do núcleo, que também pode ser acompanhado online.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Everton Medeiros