O primeiro passo para a regularização fundiária na comunidade de chácaras Monaliza foi dado, com a apresentação do programa Escritura na Mão e das equipes que realizarão o cadastramento social e serviço de topografia para mais de 60 famílias moradoras da localidade. O lançamento foi feito pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos). “São propriedades que podem triplicar de valor. Com o documento, o morador terá condição de fazer um financiamento, de vender melhor para quem tem esse interesse e, quem não quiser vender, é um patrimônio que está em sua mão”, destacou o prefeito, enfatizando o valor de um documento legítimo de posse lembrando, ainda, que a escritura serve, inclusive, como garantia de herança.
No encontro, os moradores puderam conhecer o programa e tirar dúvidas sobre o assunto com a gestão e equipe técnica. Para a moradora Roseli da Silva, que mora na comunidade há cerca de 20 anos, a ação é a realização de um sonho antigo. “É uma expectativa muito grande em receber esse documento. A Monaliza agradece em peso. Estamos muito gratos e felizes por receber essa regularização que a gente já vem esperando por muito tempo e já estava na hora. O prefeito é um homem de palavra e está honrando o compromisso que fez”, pontuou.
Esse é o maior programa de regularização fundiária urbana já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. Este ano, a Prefeitura já lançou o programa no bairro Parque das Araras, onde aproximadamente 125 famílias serão atendidas; na Comunidade Vitória, com cerca de 230 famílias contempladas; nas Chácaras Silvia, com atendimento à 80 famílias e na Comunidade Belo Ramo, onde serão beneficiadas 117 famílias.
No final de 2022 foram entregues mais de 800 escrituras para moradores do Jardim do Ouro, Chácaras Planalto e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II. O processo é desenvolvido pela empresa Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn