Os cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa “Qualifica Sinop” já prepararam mais de 240 alunos para atuarem no mercado de trabalho do município, desde seu início, em outubro de 2022. Muitos buscaram as capacitações para aperfeiçoar suas técnicas e habilidades na área em que atuam, enquanto outros foram com o objetivo de aprender uma nova profissão e trilhar rumos diferentes na carreira e até mesmo empreender. As possibilidades de capacitação são variadas e neste mês de julho começaram novas turmas, como a de eletricista industrial, mecânico de motores ciclo diesel e torneiro mecânico.
O Qualifica Sinop é uma iniciativa da Prefeitura criada para proporcionar mais dignidade e oportunidades de futuro melhor à população do município, através da qualificação profissional, para isto a gestão investiu mais de R$ 2,4 milhões. O programa terá duração de 24 meses e é realizado em parceria com o Senai, até junho deste ano foram concluídas 16 turmas nos cursos de construtor de alvenaria, montador e reparador de computadores, operador de empilhadeira, assistente de atendimento ao cliente, assistente administrativo e de Recursos Humanos, salgadeiro, confeiteiro, soldador de eletrodo revestido, assentador de revestimento cerâmico e outros.
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, destaca a importância do programa para aumentar a oferta de profissionais qualificados em Sinop. “O curso de mecânico de motores ciclo diesel por exemplo, será um diferencial que vai atender uma demanda importante do mercado de trabalho local. Existe um grande interesse das empresas do setor de reparação de veículos nesse tipo de formação, recebemos esse relato do próprio diretor do Senai, que acompanha de perto o andamento do programa e tem contato com empresários de diversos setores, agora por meio do Qualifica Sinop nós vamos capacitar pessoas para suprir essa falta”, considerou.
A turma de mecânica ciclo diesel também conta com alunas mulheres, uma delas é a técnica de baterias, Rosimeire Dias Rocha, que decidiu ampliar seu currículo profissional com mais uma qualificação. “Fiz o curso de eletromecânica no IFMT na época da pandemia, acabei não aprendendo totalmente o que era para aprender. Já fazia algum tempo que estava de olho nesse curso e apareceu a oportunidade, eu vim, fiz a inscrição e estou aqui. Além de todo conhecimento, a minha expectativa é poder montar e desmontar o motor, que eu tenho paixão na verdade pela área da mecânica, isso é o que eu espero até o final do curso”, relatou a aluna.
Além dos cursos de eletricista industrial, mecânico de motores ciclo diesel e torneiro mecânico, que já começaram, para este mês ainda há previsão de que novas turmas iniciem as aulas, como a de assistente de atendimento ao cliente, padeiro e pintor de obras. Já para o mês de agosto devem começar os cursos de instalador hidráulico, operador de empilhadeira e operador e reparador de computadores e salgadeiro. “Nosso objetivo com o programa é investir na qualificação do município e investir em emprego e renda. Acreditamos que só se faz, de fato, desenvolvimento social, só conseguimos tirar uma pessoa da situação de vulnerabilidade social, com emprego e renda e isso o prefeito Roberto Dorner tem feito com muita excelência”, completou a secretária.
O programa oferta cursos nas áreas tecnológicas, construção civil, eletroeletrônica, metalmecânica, alimentos e bebidas, vestuário, automotiva, tecnologia da informação, logística e gestão. As matrículas são feitas de segunda a sexta-feira, na sede do Senai, das 8h até às 20h. Para mais informações o telefone de contato é o (66) 3531-2062.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias