• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 20:44h
09 de Junho de 2022

Pulmão gigante: profissionais destacam malefícios do tabagismo para saúde e meio ambiente

Pulmão gigante: profissionais destacam malefícios do tabagismo para saúde e meio ambiente

A prevenção e o combate ao tabagismo são temas trabalhados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde durante a exposição Pulmão Gigante, promovida nesta semana pela Prefeitura de Sinop. A coordenadora do projeto de cessação ao tabagismo, Rivka Duarte Martins, explica que o foco é a orientação. “São palestras educativas. Estamos trabalhando com foco principal na cessação do tabagismo. Orientando as crianças que estão vindo, da rede particular, de rede pública [de ensino] e outros visitantes também, sobre a importância de não fumar, de parar de fumar e o que isso [tabagismo] traz de malefícios tanto para nossa saúde quanto também para o meio ambiente”, explicou. 

Rivka destacou a importância de trabalhar o tema com as crianças, que acompanham atentamente as informações repassadas pela equipe.  “As crianças são um veículo de informação social dentro de casa. Elas têm absorvido como uma esponjinha o conhecimento e muitas têm trazido a realidade do lar, de casa, e tem mostrado a preocupação, desde a pequena infância, no parar de fumar”, disse. 

A responsável lembra ainda que o município retomou, recentemente, os trabalhos de grupos de cessação ao tabagismo para as pessoas que têm o interesse em parar de fumar.  “Nós estamos implantando nas Unidades Básicas de Saúde o grupo de cessação ao tabagismo. Quem tem interesse em parar de fumar, pode estar procurando a unidade mais próxima de casa e demonstrando interesse. Posteriormente serão criados os grupos de cessação do tabagismo onde serão feitos todos os acompanhamentos”, lembrou. 

A exposição iniciou ontem (08) e segue até amanhã (10), no Parque Jardim Botânico (Viveiro Municipal Roque Canelli), das 7h às 11h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Além da equipe da Secretaria de Saúde, o evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, conta com a participação de acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn