A secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo, acompanhada de membros de sua equipe, participou, nesta sexta-feira, de uma reunião juntamente com secretários e representantes das secretariais de Saúde dos municípios que integram a regional Vale do Teles Pires. O encontro, promovido pelo Escritório Regional de Saúde, teve como foco a atualização do Plano de Ação da Rede de Atenção Psicossocial e a necessidade de ampliar e garantir serviços para Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da regional. Apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso também participaram.
“Essa reunião com gestores da região Teles Pires foi para alinhamento do plano da RAPS na região. Foram abordados temas como implantação de leitos de internação psiquiátricos, a implantação em Sinop do CAPS infantil, que está em fase de desenvolvimento e a elevação e a atualização na classificação de nível do nosso CAPS, de nível 1 para nível 2”, explicou a secretária.
A Rede de Atenção Psicossocial estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e é composta por serviços e equipamentos variados, tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Em Sinop, a rede está passando por uma estruturação e já tem um grupo condutor devidamente formado por representantes da Secretarias de Saúde; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Educação, Esporte e Cultura; Universidades; Conselho Municipal de Saúde; Sistema Prisional, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar; Hospital Regional de Sinop; Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal da Pessoa em Situação de Rua (CIAMP) e outros.
Além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes, que atualmente está em projeto de mudança de classificação (de nível 1 para nível 2), o município também oferta de atendimentos voltados às crianças e adolescentes por meio do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil Passo a Passo. Em andamento, ainda, projeto de implantação de um CAPS infantil.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn