• Sábado, 23 de Novembro de 2024
  • 13:57h
26 de Agosto de 2024

ROMARIA NÁUTICA: Padre reforça convite à população de Sinop para 1ª romaria náutica nas águas do Teles Pires

ROMARIA NÁUTICA:  Padre reforça convite à população de Sinop para 1ª romaria náutica nas águas do Teles Pires

Neste ano, os fiéis da Igreja Católica serão contemplados com uma programação especial de manifestação de fé, durante a festividade em comemoração aos 50 anos de Sinop. A 1ª Romaria Náutica sobre as águas do rio Teles marcará o início das atividades na Praia do Cortado, no dia 1º de setembro. 
A saída para a romaria será na ponte da MT 220, em ambas as extremidades, seguindo até a Praia do Cortado e a abertura dos portões para a descida das embarcações será às 5h. O trajeto da MT até a Praia do Cortado começará às 7h, com previsão de chegada na praia às 9h30, o encerramento contará com a celebração de uma missa, presidida por Dom Canísio Klaus. 
O padre diocesano Marcos Quaini reforçou o convite aos fiéis do município para participarem do ato de fé. “Toda a comunidade está convidada a participar, seja para ir com seu barco ou também, caso não possam, via estrada com seu carro até a Praia do Cortado, para celebração da missa. Encerraremos a noite com o grande show no estádio Gigante do Norte com o cantor católico Thiago Brado, entrada gratuita. Estão todos convidados para estarem conosco a partir das 20h”, destacou o padre. 
As famílias que não tiverem embarcações para participar da procissão fluvial, podem percorrer por terra o trajeto até a Praia do Cortado e, junto com os demais presentes, acompanhar a celebração da santa missa, com Dom Canísio Klaus.
As embarcações precisam estar credenciadas para participar da celebração, o credenciamento deve ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Avenida das Figueiras, esquina com rua das Avencas. Assim como os demais eventos da festividade de 50 anos, a romaria terá normas de segurança que deverão ser seguidas pelos participantes. 
Entre as regras estabelecidas e homologadas pela Marinha está o uso obrigatório de coletes salva-vidas para todos os tripulantes de embarcações, carteira de arrais amador para o piloto do barco, documento comprobatório de Registro da embarcação junto à Capitania dos Portos (Marinha do Brasil). A velocidade máxima da embarcação durante o trajeto, será de 10 km por hora, sempre mantendo uma distância segura entre as embarcações. 
Além de ser uma manifestação de fé, o ato também será um momento de contemplação e celebração da preservação da fauna e flora presente no município, bem como a promoção do turismo e geração de emprego e renda através de atividades náuticas e do turismo.

Fonte: DA REDAÇÃO