As festividades em comemoração ao aniversário de 50 anos de Sinop contarão com uma novidade, a 1ª Romaria nas águas do rio Teles Pires, no dia 1º de setembro. Além de ser uma manifestação de fé, o ato também será um momento de contemplação e celebração da preservação da fauna e flora presente no município, bem como a promoção do turismo e geração de emprego e renda através de atividades náuticas e do turismo.
Realizada pela Prefeitura Municipal de Sinop, com o apoio da Igreja Católica, por meio da Catedral Sagrado Coração de Jesus, a saída para a romaria será na ponte da MT 220, em ambas as extremidades, seguindo até a Praia do Cortado. A abertura dos portões para a descida das embarcações será às 5h. O trajeto da MT até a Praia do Cortado começará às 7h, com previsão de chegada a praia às 9h00, na sequencia será realizada a celebração de uma missa, presidida pelo bispo Dom Canísio Klaus. As famílias que desejarem participar apenas da celebração da missa, podem se dirigirem diretamente a praia do cortado.
As embarcações deverão estar credenciadas para participar da celebração, o credenciamento deve ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Avenida das Figueiras, esquina com rua das Avencas, no horário das 07h00 as 13h00. Assim como os demais eventos da festividade de 50 anos, a romaria terá normas de seguranças que deverão ser seguidas pelos participantes.
Entre as regras estabelecidas e homologadas pela Marinha está o uso obrigatório de coletes salva-vidas para todos os tripulantes de embarcações, carteira de arrais amador para o piloto do barco, documento comprobatório de Registro da embarcação junto à Capitania dos Portos (Marinha do Brasil). A velocidade máxima da embarcação durante o trajeto, será de 10 km por hora, sempre mantendo uma distância segura entre as embarcações.
Participante de todo o processo de organização do evento, a Marinha do Brasil estará presente no dia conduzindo a Romaria, assim como outras forças de segurança, garantido a tranquilidade da população.
Fonte: Assessoria