A secretária de saúde faz um alerta sobre a baixa procura por preservativos que são distribuídos de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde do município, e ressalta ainda a importância do uso da camisinha como meio de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
“A camisinha continua sendo a principal forma de prevenção para as infecções sexualmente transmissíveis. Quando fala de prevenção, tem que pensar de uma forma muito mais ampla, a gente chama de prevenção combinada, ou seja, é preciso sim continuar estimulando e alertando as pessoas para a necessidade e importância de usar o preservativo, e não esquecer nunca de fazer a testagem com regularidade”, pontuou o médico e coordenador do SAE, Walther Esteves Lima.
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), é referência no atendimento de pacientes com ISTs, atendendo pessoas de Sinop e toda região. Além do tratamento de HIV, Hepatites B e C, sífilis e outras infecções, no local são realizados testes rápidos, atendimentos de planejamento familiar e lesões de colo uterino. Lembrando que os testes rápidos também são ofertados em todas as UBSs.
O coordenador do SAE destacou ainda a importância do diagnóstico precoce. “É preciso ter atenção e buscar as unidades de saúde sempre que tiver qualquer sintoma na área genital, desta forma nunca vai evoluir para doença, vai ter uma excelente qualidade de vida, e será possível reduzir os casos que infelizmente voltaram a crescer” ressaltou Walther Esteves.
As ações de conscientização e orientação sobre a prevenção das ISTs vêm sendo trabalhadas há vários anos pelo SAE. De acordo com a Vigilância Epidemiológica em 2022 foram, 335 novos casos de sífilis, 160 de sífilis em gestantes, 79 de AIDS/HIV, 9 registros de gestantes com AIDS/HIV, 13 casos de Hepatites e 106 casos de DST’s. Neste ano no primeiro trimestre foram, 45 novos casos de sífilis, 64 gestantes com sífilis, 12 de AIDS/HIV, 2 gestantes com AIDS/HIV, 6 registros de Hepatites e 18 casos de DST’s.
O SAE fica localizado na Avenida das Itaúbas, 2715, próximo ao hospital Regional, com atendimento das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Daiane Stela