A campanha nacional de imunização contra Influenza, popularmente conhecida como gripe, está em andamento desde abril e a procura das pessoas que formam o público-alvo em Sinop segue baixa. Da meta de aproximadamente 43 mil pessoas, a cobertura ainda não atingiu 30%. A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, destaca que a Secretaria oferece o imunizante em vários pontos da cidade de segunda à sexta-feira, além de fazer ações especiais aos sábados, também em diferentes localidades. “É de suma importância a vacina da influenza. Estamos com a campanha desde abril e é interessante que as pessoas procurem as unidades e deixem o cartão de vacinas atualizado. É uma forma de prevenir e de impedir que o vírus se fortaleça e propague”, pontuou.
A sensação de falsa segurança pode ser um dos motivos causadores da baixa procura. É o que aponta a coordenadora de Imunização e Rede Frio, Sirlei Castilho. “Por conta do vírus ainda não estar circulando na nossa região, as pessoas estão com essa falsa sensação de que não vão contrair a gripe nesse período”, destacou.
Ela lembra que o vírus sofre constante mutação e a vacinação, ofertada anualmente, é fundamental para que a pessoa não sofra complicações em decorrência da doença. “A vacina ofertada pelo Ministério da Saúde é a trivalente, que é a H1N1, H3N2 e um sorotipo B, que são os vírus mais comuns e que se o indivíduo com uma saúde mais prejudicada chegar a contrair o vírus, a chance de internação, complicação e até a morte é bem maior”, reforçou.
A campanha, iniciada pelo Governo Federal em abril, tem como objetivo vacinar os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; membros das forças de segurança e salvamento e forças armadas e, trabalhadores portuários. Destes grupos, a menor procura tem sido de crianças, gestantes e puérperas. Já os idosos e os trabalhadores são os grupos que têm procurado pelo imunizante com mais frequência.
Para vacinar, além de compor os grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde, o munícipe deve apresentar documentos pessoais, cartão SUS e o cartão de vacinação
Confira os locais de vacinação de segunda à sexta-feira - das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30:
UBS Sabrina
UBS São Francisco
UBS Nações
UBS Oliveiras
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS Camping Club
UBS São Cristóvão
UBS Ibirapuera
UBS Maria Vindilina II
CIA Jacarandás - das 7h às 17h30
CIA André Maggi - das 7h às 17h30
CIA Umuarama - das 7h às 17h30
Segundas, quartas e sextas-feiras - das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30:
UBS Alto da Glória
UBS Gente Feliz
Confira os locais de vacinação de sábado – 8h às 17h:
UBS Sabrina
UBS São Francisco
UBS Ibirapuera
UBS Nações
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS Maria Vindilina II
CIA Jacarandás
CIA André Maggi
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn