A vacinação contra Covid-19 passará, a partir de segunda-feira (08), a ser ofertada em 11 unidades de saúde do município. A decisão tem como objetivo ampliar o acesso da população à vacinação, principalmente segunda dose e dose de reforço. “Foi pensando no bem-estar e conforto dos nossos munícipes que decidimos abrir mais Unidades de Saúde para realizar a vacina contra a Covid-19”, destacou a secretária Interina de Saúde, Daniela Galhardo.
Com esta ampliação, o ponto de atendimento instalado desde agosto, no Clube dos Idosos Dom Henrique (localizado ao lado do Hospital Regional de Sinop), deixa de atender a população também a partir da segunda-feira.
A dinâmica de atendimento à população não muda: via agendamento nos casos de primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais e, também, para terceira dose de trabalhadores da área da saúde. Já nos casos de aplicação segunda dose e terceira dose aos idosos acima de 60 anos, o sistema segue no esquema livre demanda.
Dados do sistema Localiza SUS, do Ministério da Saúde, apontam que até nesta quinta-feira (04), 205,8 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 foram aplicadas no município desde o início da campanha. Sendo que, deste total, 122,7 mil correspondem a primeira dose, atingindo 95,9% da população vacinável no município, estimada em 127,9 mil pessoas com idade igual ou superior a 12 anos.
Do total de imunizados, 79,4 mil pessoas (62% da meta) completaram o processo de imunização, recebendo a segunda dose ou o imunizante de dose única. Já quando analisadas as doses de reforço, somam 3,6 mil aplicações.
Confira abaixo os locais e horários de atendimentos na vacinação contra Covid-19 que funcionarão de segunda à sexta-feira no município:
Atendimentos das 7h30 às 10h e das 13h às 16h30:
UBS Alto da Glória
UBS Primaveras
UBS Palmeiras
UBS Camping Club
UBS Maria Vindilina II
UBS Gente Feliz
UBS Cidade Jardim
UBS Oliveiras
UBS Nações
CIA Umuarama
Atendimentos das 6h às 18h:
CIA Jacarandás
Atendimentos noturnos – das 17h às 20h:
UBS Primaveras
UBS Maria Vindilina II
Sistemas de atendimento:
Primeira dose: via agendamento no site da Prefeitura de Sinop. Disponível para pessoas com 12 anos ou mais.
Segunda dose: livre demanda (ordem de chegada/distribuição de senhas);
Terceira dose para idosos (60 anos ou mais): livre demanda (ordem de chegada/distribuição de senhas). Observação: conforme recomendação do Ministério da Saúde, a terceira dose para este público está disponível seis meses após o recebimento da segunda dose.
Terceira dose para trabalhadores da área da saúde: via agendamento no site da Prefeitura de Sinop. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a terceira dose para este público está disponível seis meses após o recebimento da segunda dose.
Terceira dose para pessoas imunocomprometidas: via agendamento no site da Prefeitura de Sinop. Fazem parte deste grupo pessoas com imunodeficiência; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e, pessoas vivendo com HIV/Aids). Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a terceira dose para este público está disponível após 28 dias do recebimento da segunda dose.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn Foto: Karoline Kuhn