A Unidade Básica de Saúde Eduardo Gabriel Crivelaro (Nações) promoveu, na tarde de segunda-feira, uma atividade especial para os pacientes que compõe o grupo hiperdia (hipertensos e diabéticos) e idosos. Cerca de 40 pessoas participaram da roda de conversa com o médico oftalmologista convidado, Hideki Barbosa Hirota. O profissional falou sobre saúde ocular do idoso e em pacientes diabéticos e hipertensos. Também explicou sobre as principais doenças que causam deficiência visual e a importância da prevenção, diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento com o profissional especialista.
A atividade foi promovida no barracão de uma igreja no bairro e, posterior ao bate papo, foi realizada uma confraternização de festa junina com danças e comidas típicas para os pacientes e profissionais. "Os idosos e equipe participam com muito entusiasmo. Ficamos felizes em proporcionar um momento de descontração e aprendizagem para todos. Lembrando que essas ações fazem parte das proposta da Estratégia Saúde da Família (ESF)", explicou a enfermeira responsável pela unidade, Márcia Cristina Barbosa Klein.
O encontro em grupo de hiperdia e idosos tem como objetivo trabalhar a prevenção, promoção da saúde e interação entre profissionais das unidades e pacientes. Além das rodas de conversa, também são feitas verificações de pressão arterial, peso, de glicemia para diabéticos e renovação de receitas, consultas médicas e de enfermagem.
As atividades estavam suspensas devido a pandemia da Covid-19 e foram retomadas, em maio, na referida unidade. O primeiro encontro teve como tema "o que a pandemia trouxe de bom para cada um". O próximo, programado para a última segunda-feira do mês de julho, deve trabalhar sobre a importância da atividade física para hipertensos, diabéticos e idosos.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn