O final da tarde de ontem sexta-feira foi marcado pela primeira caminhada municipal da enfermagem, promovida pela Secretaria de Saúde em alusão ao dia internacional da enfermagem. O encontro reuniu enfermeiros e técnicos das redes pública e privada, estudantes e professores do curso de diferentes Instituições de Ensino Superior. Além de homenagear a categoria, o evento também teve como objetivo promover uma reflexão sobre a profissão e integralizar profissionais e estudantes de enfermagem.
“Quero deixar meu agradecimento à toda a equipe de enfermagem do município, a todos os estudantes de enfermagem que participaram e reforçar o quanto essa classe é importante para a saúde”, destacou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, ao lembrar também da atuação dos profissionais durante o enfrentamento da Covid-19.
A caminhada teve ponto de partida a praça Plínio Callegaro, contando com uma benção feita pelo pastor Josué e, também, com um momento de alongamento e descontração. Os participantes percorreram a avenida Governador Júlio Campos até a praça da Bíblia. A Guarda Civil Municipal foi parceria do evento e deu apoio no trajeto.
“A importância do evento é valorização da equipe de enfermagem e a caminhada proporcionou a integração entre os profissionais da enfermagem, do serviço público, do serviço privado, das instituições de ensino que ali estavam, professores, alunos, profissionais da enfermagem”, pontuou a enfermeira Patrícia Kamitani, coordenadora da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) da Secretaria e membro da organização da caminhada.
Ainda em alusão a data, a secretaria está organizando também o primeiro Encontro Municipal de Enfermagem, que consistirá em um ciclo de palestras com temas pertinentes à área, destinado aos profissionais da rede pública de saúde. O evento, que terá vagas limitadas por meio de inscrição prévia, está marcado para o dia 21 de maio.
DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM
O dia internacional da enfermagem é comemorado em 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, nascida na data e considerada fundadora da enfermagem moderna. Neste ano, o Conselho Internacional da Enfermagem trás “investimento e respeito” como tema de debate do segmento.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn