• Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024
  • 00:49h
19 de Maio de 2021

Scheila Pedroso cumpre agenda em Brasília em busca de recursos e melhorias para Assistência Social

Scheila Pedroso cumpre agenda em Brasília em busca de recursos e melhorias para Assistência Social

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, acompanhada do prefeito Roberto Dorner (Republicanos) e do Vice, Dalton Martini (Patriota) esteve em Brasília para participar de reuniões de articulação e buscar recursos e novos projetos para a área social de Sinop. Scheila também esteve na capital federal representando à Associação para o Desenvolvimento Social do Municipios de Matos Grosso (APDM-MT), da qual é presidente.

Logo nas primeiras reuniões em Brasília, a secretária formalizou o pedido de implantação da Casa da Mulher Brasileira em Sinop e demais municípios de Mato Grosso. A solicitação é instituída pelo decreto N° 10.112/2019, de Mulher Segura e Protegida. A secretária protocolou o pedido junto à Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves e ao deputado Federal, Dr. Leonardo Ribeiro de Albuquerque, para buscar, por meio do programa, várias formas de enfrentamento a este tipo de violência.

Outra solicitação realizada pela gestora aos Deputados Federais, Dr Leonardo Ribeiro de Albuquerque e José Antônio Medeiros, foi a solicitação de um caminhão, modelo furgão, para atender as demandas da secretaria municipal. Scheila, como presidente da APDM-MT, também solicitou ao Deputado, a disponibilização de veículos para as secretarias de Assistência Social de todo o estado, visto que durante o período de pandemia, a demanda por atendimento social nos municípios se elevou, e a utilização dos veículos se faz cada vez mais necessária.

Ao ministro da Cidadania, João Roma, a gestora protocolou o pedido para a Expansão dos Serviços de Alta Complexidade PAC, solicitando o aumento de repasses do cofinanciamento do Governo Federal para o atendimento das demandas no município, visto que desde 2009 não houve a expansão requerida. Durante a agenda em Brasília, a gestora visitou a sede do Programa Pátria Voluntária, com a secretária-executiva adjunta do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Adriana Ramos Silva, com o objetivo de fomentar o voluntariado em programas no município e no Estado.

Scheila esteve, ainda, na Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, para um acompanhamento de dados dos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, articulando estratégias com o secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva, Celso Matsuda.Visitou também a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para a organização de projetos e execução de ações na região. Antes de voltar a Sinop, esteve na Secretaria de Governo com o secretário especial de Relações Institucionais, Flávio Adalberto Giussani.

A Assistência Social em Sinop atende famílias em situação de vulnerabilidade social nos 4 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), através dos serviços de proteção integral a família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), orientando sobre benefícios assistenciais e se podem ser inscritos no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal. Na unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados, ofertando o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), ofertando outros serviços como a abordagem social e serviço para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. A unidade também oferta serviços de medidas socioeducativas em meio aberto.

Fonte: Assessoria da Prefeitura