• Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024
  • 00:50h
19 de Maio de 2021

Secretaria articula criação de rede de defesa às crianças e adolescentes vítimas de violência

Secretaria articula criação de rede de defesa às crianças e adolescentes vítimas de violência

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, reuniu ontem (18) com o juiz Jacob Sauer e o promotor da Infância, Milton Padovan, ambos da Vara Especializada da Infância e Juventude de Sinop, para debater a organização de uma rede de articulação para a formação do fluxograma no atendimento à criança e adolescente vitimados por todo tipo de violência, com o objetivo de não as revitimizar durante o atendimento. O evento foi promovido em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças.

No brasil, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, somente em 2021, o disque 100, canal para a denúncia deste tipo de violência, registrou mais de 6.000 ligações em denúncia da violação de direitos de crianças e adolescentes. Os dados são do período de primeiro de janeiro a 12º dia do mês de maio. As denúncias correspondentes à violência sexual estão presentes em 17,5% das cerca de 35 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes registradas no período.

O alto número de casos também registrados no estado e no município, foi o motivo que levou a gestora da pasta a marcar a reunião. “Nosso encontro com as demais autoridades aqui presentes, reflete na busca coletiva que o município de Sinop tem, para que se alcance um atendimento eficaz e cada vez mais humanizado, pois, essa, é uma das propostas da gestão”. Ela ainda complementa que “as diferentes esferas dos poderes, trabalhando juntas para a criação da rede de enfrentamento e do fluxograma resulta em sustento ao plano de ação, evitando que assim próximas vítimas surjam”.

No encontro ficou definido uma próxima agenda para junho, com demais autoridades, entre elas, os representantes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM) e Assessoria Pedagógica do Estado. Os representantes esperam que nessa reunião fique definido o fluxograma de atendimento as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em Sinop, facilitando e esclarecendo o serviço de todas as áreas do município. A não existência de um fluxograma pré-determinado, se corre o risco de revitimização da criança e do adolescente.

Participaram, além da secretária, do juiz Jacob e o promotor, Milton Padovan, também o delegado da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, Sérgio Ribeiro Araújo; o secretário Municipal de Saúde, Valério Gobbato; a secretária Municipal de Educação, Sandra Donato; o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Willian Leite de Campos e a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira; Conselho Tutelar do município e o defensor público, Leandro Torrano, que participou de forma remota.

Em caso de violação de direitos contra crianças e adolescentes, qualquer pessoa pode realizar uma denúncia anônima através do disque 100. O canal de atendimento fica disponível 24 horas por dia.

Scheila esteve semana passada em Brasília (DF) solicitando ao ministro da Cidadania, João Roma, o aumento no cofinanciamento para a expansão dos serviços do piso de Alta Complexidade PAC, ou seja, serviços de acolhimento e proteção em situação de calamidade pública.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Assessoria da Prefeitura Foto: Tárcio Almeida