A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura está promovendo uma série de capacitações/formações profissionais com os gestores, coordenadores pedagógicos, professores, auxiliares de nutrição e demais profissionais da rede municipal de educação. A proposta da iniciativa é promover encontros e vivências, oportunizando o diálogo e a troca de experiências com todos os profissionais da educação municipal.
As formações continuadas devem promover um espaço de estudo, de aprendizagens compartilhadas, construção de parcerias entre professores, gestores e técnicos, buscando o conhecimento, sendo momento oportuno de perguntar, pensar, problematizar, trocar experiências e repensar as ações na organização da ação pedagógica, como também avaliações, diagnósticos, processos formativos, promovendo uma educação de qualidade e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município de Sinop.
O investimento para a formação continuada vem no intuito de trazer a dinâmica de formação em serviço, estabelecendo um vínculo afetivo entre o fazer pedagógico atrelado à teoria e a prática. O material didático complementar contribui com o trabalho pedagógico dos professores na ampliação e no desenvolvimento das habilidades dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e, por consequência, promove resultados no seu processo de ensino-aprendizagem.
A secretária Sandra Donato, ressaltou a importância da capacitação continuada dos servidores e avaliou positivamente esse momento de formação. “Os investimentos na formação continuada dos profissionais da educação estabelecem um vínculo afetivo entre o fazer pedagógico atrelado à teoria e a prática. Entendemos que cuidar e capacitar os nossos servidores, é de vital importância para construirmos, juntos, uma educação pública de qualidade, e esse tem sido um dos focos da gestão”, destacou.
Simultaneamente a essas atividades, a pasta está desenvolvendo diversos encontros de formação e palestras. Dentre os temas abordados nas formações estão: Implementação do Material Complementar LEIO, ESCREVO E CALCULO – Português e Matemática; Formação de Pedagogia Sistêmica; Prestação de Contas; Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs); Formação dos Professores dos Laboratórios de Informática e treinamento de sistema, entre outros. As formações seguirão por todo ano de 2022.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Rodrigues Foto: Ana Rodrigues