A partir de segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde de Sinop encerrará os atendimentos a pacientes com sintomas gripais nos horários estendidos (das 18h às 22h) das Unidades Básicas de Saúde Ibirapuera e Maria Vindilina II, considerando a redução dos casos por Covid-19 e, consequentemente, a procura da população por consultas.
Os atendimentos aos pacientes que apresentarem sintomas gripais continuam, normalmente, nas Unidades Básicas de Saúde de referência do bairro de cada morador, de segunda à sexta-feira, em horário comercial (das 7h às 11h e das 13h às 17h). Nos locais, também, seguirão disponíveis as ofertas de testes rápidos contra a doença, que são feitos em pacientes que estejam entre o 3º e o 7º dia de sintomas, como febre, tosse, dor de cabeça e cansaço em excesso, por exemplo.
A Secretaria de Saúde de Sinop mantém a recomendação do uso de máscara pela população dentro das unidades de saúde, em locais fechados e com aglomeração, por pessoas com 60 anos ou mais e que tenham alguma comorbidade, em pessoas que apresentem sintomas gripais, além de reforçar a recomendação da manutenção das medidas de biossegurança como higienização frequente das mãos e distanciamento social.
O horário estendido (das 18h às 22h) nas duas unidades foi iniciado em julho em caráter temporário. Aos sábados, domingos e feriados, a Policlínica Meninos Jesus e a Unidade de Pronto Atendimento seguem como referência para atendimento das pessoas com sintomas gripais e suspeita de Covid-19.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn