• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 01:55h
29 de Novembro de 2022

Secretária de Saúde participa de reunião de Consórcio Público e programa de cirurgias é prorrogado

Secretária de Saúde participa de reunião de Consórcio Público e programa de cirurgias é prorrogado

A secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo participou, hoje, em Sorriso, da assembleia geral e reunião técnica do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. Entre as pautas debatidas, está a prorrogação, por mais 90 dias, do programa Mais MT Cirurgias. Com a deliberação, a ação agora segue fevereiro.

“Essa prorrogação vai ser muito importante porque em Sinop vamos conseguir eliminar nossa fila de espera de 2019 e 2020. Vamos conseguir fazer mais de 300 procedimentos, então é essencial. Nesse pacote estão inclusas cirurgias gerais e procedimentos como tomografia, ressonância, cateterismo, vasectomia e outros”, destacou Galhardo. 

Outros assuntos debatidas foram as prestações de contas de 2021 e 2022, o plano de trabalho para o próximo ano e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Implementação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (PAICI 2023). 

“O consórcio é muito importante, porque é um braço da nossa regulação. Hoje é mais fácil conseguir comprar o serviço através do consórcio, que faz toda a parte burocrática, licitatória, que o município teria que fazer. Ele administra esse valor e presta contas para os 15 municípios. O nosso consórcio é o mais atuante e estruturado de Mato Grosso”, reforçou Galhardo. 

Além disso, foi definida a nova diretoria para o biênio 2023/2024. Neste pleito, Galhardo representará Sinop como membro do Conselho Fiscal. Já o presidente será o prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski. A vice-presidência, que era ocupada pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner, agora terá como nome a prefeita de Nova Maringá, Ana Maria Casagrande. 

O Consórcio de Saúde é formado, além de Sinop, pelos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera. O objetivo é debater e buscar soluções em conjunto para os desafios da saúde pública, com a realização de exames, cirurgias e outras ações.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Luan Cordeiro