• Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
  • 22:32h
17 de Novembro de 2021

Secretaria promove reunião participativa para debater diagnóstico preliminar do Plano de Saneamento Básico

Secretaria promove reunião participativa para debater diagnóstico preliminar do Plano de Saneamento Básico

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fará nesta quinta-feira (18), às 14h, uma reunião participativa no Centro de Eventos Dante de Oliveira para apresentar à população de Sinop, o diagnóstico preliminar do Plano de Saneamento Básico da cidade.

O evento é aberto ao público e tem por objetivo promover a participação da sociedade no processo de desenvolvimento do plano que, quando aprovado e implantado, servirá de instrumento de planejamento e monitoramento das ações de saneamento na cidade.

“[a reunião] É justamente para apresentarmos à comunidade quais são as informações, em que momento o município se encontra com a construção do plano e para também colhermos mais informações”, explicou a secretária Ivete Mallmann, que acrescenta que a presença e contribuição da população é fundamental para o processo de construção das diretrizes do saneamento básico de Sinop.

Ivete lembra que no dia primeiro de novembro foi lançado uma consulta pública online para que a sociedade pudesse apresentar ao poder público as necessidades de seu bairro. Sugestões essas que serão levadas em consideração no momento de construir o plano definitivo. “Temos também uma consulta pública online, através do site planodesaneamentosinop.com.br e permanece à disposição da comunidade até o dia 24 de novembro. Nele a sociedade pode apresentar as sugestões e as necessidades de cada bairro”, explicou a secretária Ivete Mallmann.

Legislação

A Lei n°11.445/2007, conhecida como Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico, prevê todas as diretrizes nacionais e princípios para a universalização do acesso ao saneamento básico no Brasil.

Conforme a legislação, as prefeituras de todos os municípios do país são responsáveis por elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que assegure os quatro serviços básicos do saneamento.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa Foto: Agência Publicidade