A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano realiza, desde a manhã desta segunda-feira (09), uma ação de orientação e conscientização aos condutores e alunos da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, no Jardim Primavera. A mobilização se dá em decorrência da troca do portão de acesso à unidade, agora localizado na rua das Primaveras, a principal via de acesso ao bairro e de grande movimento.
Uma equipe da Guarda Civil já está designada para realizar o trabalho de organização e controle de tráfego em frente à unidade. As ações do projeto “Volta às Aulas” serão priorizadas nesta escola a fim de conscientizar alunos e condutores de automóveis sobre a importância de respeitar a faixa de pedestre, bem como reduzir a velocidade ao passar em frente às unidades escolares. O trabalho será diário e executado no horário de pico, que é na chegada e saída dos alunos.
Com a necessidade de um trabalho efetivo, o secretário major Joubert Sacramento já adiantou que a secretaria planeja a instalação de uma botoeira naquele ponto, para auxiliar os pedestres na passagem pela faixa de forma segura, bem como para reduzir a velocidade dos veículos naquele trecho. “Uma das botoeiras que serão compradas através da licitação já em andamento, será designada para atender essa necessidade”.
O acesso à unidade, historicamente, ocorria pela rua das Bilbergias, uma via residencial e de baixa transação de veículos. Mas com a decisão judicial, o portão foi trocado para que a entrada fosse realizada pela rua das Primaveras, a principal do bairro e mais movimentada da região. “Com isso, emergencialmente unimos forças para garantir que o problema gerado fosse solucionado com rapidez”, finalizou Sacramento.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa