A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, realizou, na manhã desta segunda-feira (08), a remoção do lixo descartado irregularmente às margens da Estrada Cláudia, localizada aos fundos do Residencial Daury Riva.
Restos de material de construção, eletrônicos, podas de grama e árvores, bem como móveis residenciais, foram alguns dos materiais encontrados às margens da via. Esta é a segunda vez que a equipe de limpeza retorna ao local para remover entulhos, em menos de uma semana.
Além da manutenção de área urbana, a ação tem objetivo de prevenir impacto ao meio ambiente causado pela decomposição dos objetos descartados, bem como evitar possíveis criadouros de mosquito da dengue e abrigo para animais peçonhentos.
“A secretaria faz a limpeza das áreas públicas desde o início de janeiro e continuará fazendo ao longo de todo ano. Mas pedimos a compreensão da população para que não despeje lixos na beira das estradas e se alguém ver denuncie. Somente nesta estrada, em menos de uma semana, fizemos a limpeza duas vezes”, pediu o secretário de Obras e também vice-prefeito, Dalton Martini.
O descarte irregular de resíduos em locais impróprios (quando não é destinado a esse fim) é crime previsto no Código Municipal de Meio Ambiente (lei complementar 116/2015). O valor mínimo da multa prevista é de 100 Unidades de Referência (UR) e o máximo 10.000.000 (UR). Cada UR custa R$ 2,95.
Todo e qualquer cidadão pode fazer a denúncia dos descartes irregulares. É preferido que fosse feito registro fotográfico ou vídeo, principalmente com registro da placa do veículo ou do infrator, para posterior identificação por parte da equipe de fiscalização.
A denúncia pode ser formalizada por meio do telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no (66) 3531-3499, através do aplicativo de mensagem instantânea (66) 9.9651-2891, pelo serviço Disk denúncia, no 0800.647.6900, ou até mesmo, presencialmente na secretaria.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Correa