Cumprindo agenda em Cuiabá, a secretária de Assistência Social de Sinop e também presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), Scheila Pedroso, se reuniu na segunda-feira (10), com o senador Welington Fagundes para a apresentação de projetos sociais, entre eles, a implantação da Casa da Mulher Brasileira nos municípios de Mato Grosso.
Como forma de conter o aumento da violência contra a mulher no estado, a solicitação de implantar o programa para a construção da Casa da Mulher Brasileira, denominado Mulher Segura e Protegida, instituído pelo Decreto nº 10.112/2019, impõe a realização de um conjunto de ações destinadas ao enfrentamento das várias formas de violência contra as mulheres, assegurando e garantindo o acesso ao atendimento integral e humanizado.
A gestora destaca a importância do programa para as cidades do estado, inclusive de Sinop. “A implementação da Casa da Mulher auxiliará na prevenção e combate à violência doméstica, que infelizmente tem crescido não só no estado de Mato Grosso, mas em todo o país”. No mesmo dia, Scheila participou de um debate promovido pelo Republicanos Mulher, fomentando o tema das políticas públicas voltadas para as mulheres vítimas de violência no estado.
Outras melhorias foram requeridas pela gestora para as secretarias municipais de Assistência Social de todo o estado, entre elas, a solicitação de veículos para as pastas realizarem melhor o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Número esse que tem crescido devido a pandemia da Covid-19.
Também foi solicitada a criação de uma escola de formação da APDM, considerando a necessidade de capacitação dos gestores e técnicos, visando as mudanças nas equipes técnicas após a formação de equipe das novas gestões municipais.
Outra solicitação foi o repasse do cofinanciamento do Governo Federal para atender as demandas municipais dos serviços da proteção social de alta complexidade, que consistem na proteção integral para indivíduos e famílias que se encontram sem referência ou em situação de ameaça, retirados de seu núcleo familiar ou comunitário, até que seja possível seu retorno a esses núcleos. Desde 2019 não foi realizado pela União, nenhuma expansão dos serviços da proteção social, especial de alta complexidade.
A APDM–MT é uma organização sem fins lucrativos, que tem por finalidade fomentar o desenvolvimento social dos municípios de Mato Grosso, em parceria com as secretarias de cada cidade, por meio de ações e intervenções sociais nas políticas públicas.
Fonte: Assessoria da Prefeitura