• Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
  • 00:31h
10 de Maio de 2022

Secretaria Trabalha Conscientização De Trânsito Em Empresas De Sinop

Secretaria Trabalha Conscientização De Trânsito Em Empresas De Sinop

Como parte integrante das ações da campanha de conscientização pela vida, Maio Amarelo, a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano realizou uma palestra, na manhã desta segunda-feira (09), para cerca de 80 colaboradores da empresa Jhonrob. O intuito foi conscientizar os trabalhadores que usam das vias públicas.

O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), Benhur Carvalho, foi o ministrante da palestra que teve como foco a educação e segurança ao transitar. “Esse ano a campanha tem como lema: ‘Juntos, salvamos vidas’. Então em cima desse tema principal trabalhamos nas empresas a importância de se respeitar todas as normas de trânsito e mostramos as consequências de não se atentar para essas regras, com objetivo de chama-los a atenção para cumprir com a legislação”, comenta.

Para Carvalho as palestras realizadas em empresas tem uma efetividade maior, pelo alcance direto. “É uma forma que temos para alcançar ao mesmo tempo o maior número de condutores. Falamos direto com aqueles que usam das ruas e avenidas, então conseguimos garantir que a mensagem chegue ao público que precisa”.

As ações da campanha acontecem durante todo o mês e englobarão palestras aos alunos e professores nas escolas com o projeto “Criança Segura na Escola”; blitze educativas com os projetos “Pé no Freio” e “Cidadão Consciente, Trânsito sem Acidente”; e operações Lei Seca aos finais de semana com apoio das forças de segurança.

De acordo com a secretaria, a campanha busca alertar a população sobre o risco de não usar o cinto e demais dispositivos de segurança, usar ou segurar o aparelho telefônico enquanto conduz veículos, a importância de se atentar para os pontos cegos do veículo, manter a velocidade permitida em cada via, redobrar a atenção quando tiver no trânsito, bem como de manter as documentações devidamente regularizadas (CNH e Licenciamento Veicular).

Dados levantados pelo Departamento de Estatística da secretaria revelam que, no decorrer do ano de 2021, pouco mais de 82% dos registros de autuações foram motivados pela falta de uso dos dispositivos de segurança, como pneus gastos, retrovisores quebrados ou danificados, uso de calçado não adequado, capacete sem afivelar, faróis com defeitos e não usar o cinto de segurança.

Os outros pouco mais de 17% foram em decorrência da falta de licenciamento veicular, não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e conduzir veículo segurando ou manuseando aparelho celular.

Fonte: soinformacao

Autor: Rudy Roger Vaz