A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop (SEDEC) abre, a partir dessa segunda-feira (7), as inscrições para o curso profissionalizante de “Condutor de Turismo Local”. O preparatório, com carga horária de 200 horas, é totalmente gratuito. Como requisitos, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e ser morador de Sinop.
A iniciativa busca incentivar o desenvolvimento das atividades turísticas sustentáveis, o ecoturismo, a educação ambiental e fortalecer o turismo de negócios em Sinop. Além disso, fomentar a profissão de condutor de turismo, que tem a responsabilidade de ser o anfitrião do turista e fazer indicações de locais para refeições, compras, entretenimento, restaurantes, hotéis, entre outros.
De acordo com a turismóloga, Leidiane Viegas, responsável pelo setor de turismo da secretaria, o objetivo é regulamentar os profissionais que já atuam na atividade de condução em Sinop e formar novos condutores. “A organização e cadastramento desse profissionais que já vem desenvolvendo a atividade é primordial. Além disso, as pessoas que desejam ingressar nessa atividade também terão respaldo com esse curso completo” destaca Leidiane, ao afirmar que “com esses profissionais regulamentados e formados pelo nosso curso, oferecemos mais segurança e informação com conhecimentos técnicos sobre o nosso município aos visitantes”.
Na grade curricular do curso profissionalizante, serão abordados assuntos como a história e geografia do município, primeiros socorros, ética, técnicas de condução e outros. Após formados, esses condutores serão cadastrados em um banco de profissionais e receberão uma carteira de identificação.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho e os interessados devem comparecer, munidos de documentos pessoais, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, que fica na avenida das Itaúbas, 3257 no centro da cidade no horário de atendimento, das 7h às 13h. A atividade de condutor de turismo local foi regulamentada na lei de número 2919/2020, de 30 de novembro de 2020.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Gabriela Johnson