Dados divulgados pelo Departamento de Estatística da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, revela que o número de multas aplicadas entre os meses de maio e outubro de 2021 é 64,47% menor que as registradas no mesmo período do ano passado. Somente nesse período em 2020 foram registradas 31.143 multas contra 11.064 de 2021.
O mês de maio foi o maior em redução, saindo de 7.766 multas em 2020 para 1.482 multas em 2021, chegando a diminuição de 80,91% do ano passado para esse.
Em outro cenário, analisando os meses de janeiro à outubro, em 2020 foram registradas 63.355 multas, contra 45.580 em 2021, uma redução de 28.05%, levando em consideração que de janeiro à abril havia as fiscalizações eletrônicas dos radares que são responsáveis pela maior fatia das multas aplicadas. Somente os aparelhos de janeiro a abril registraram 34.516 multas, responsável por 75,72% do total desse ano até o momento.
O secretário de Trânsito, major Joubert Sacramento, atribui a redução expressiva aos trabalhos intensivos realizados pelo Departamento de Educação para o Trânsito associado às fiscalizações do Departamento Operacional e à retirada dos radares. Em relação aos trabalhos da pasta, Sacramento destaca que nos primeiros seis meses do ano, o foco foi na conscientização e orientação aos condutores.
“Desde que assumimos a pasta, em janeiro desse ano, trabalhamos incansavelmente em função de conscientização, orientação e educação para o trânsito, a fim de reduzirmos o número de infrações cometidas pelos nossos condutores. Nos primeiros seis meses intensificamos os trabalhos de conscietização com blitze, palestras educativas, distribuição de panfletos entre outros trabalhos que a pasta faz. Depois de maio, quando passou a campanha do Maio Amarelo, aumentamos gradativamente as blitz de fiscalização que auxiliou e muito no trabalho de conscientização feito anteriormente”, explicou.
Em relação a retirada dos radares no mês de abril, o gestor da pasta afirma que foi “uma promessa de campanha do prefeito Roberto Dorner, que com muito trabalho conseguimos cumprir. A desativação dos aparelhos eletrônicos, possibilitou uma fiscalização mais justa por parte da secretaria. Veja que nos últimos seis meses, a redução no número de multas foi superior a 64%. Os trabalhos desenvolvidos pela guarda é mais criterioso e assertivo, muito mais justo que de um aparelho eletrônico, porque o guarda vê a irregularidade, não supõe, o que pode acontecer com um aparelho”, afirmou.
Desde o início do ano, a secretaria realizou 122 ações de conscientização, entre palestras em escolas e empresas, e, blitze educativas. Bem como 6.707 atendimentos ao público, a implantação de 101.169 metros quadrados (m²) de sinalização horizontal (pintura no solo) e instalação de 2.157 unidades de placas de sinalização.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa Foto: Assessoria