O último dia da Semana da Agricultura Familiar teve como tema principal o turismo rural. Conduzido pela turismóloga da Secretaria de Desenvolvimento Econômica (Sedec), Leidiane Viegas, o encontro foi um bate-papo sobre características, conceito, história e uma análise bastante pragmática do seguimento [turismo rural] que, hoje, é tido como um dos vetores de grande potencial econômico e, que, vem se desenvolvendo à passos largos.
No encontro, que reuniu pequenos agricultores de Sinop e visitantes de Santa Carmem, além, é claro, de representantes de cooperativas, os participantes puderam conhecer o exemplo da família Masiero, que produz uvas em Sinop e tem trabalhado com turismo rural. As apresentações, rodas de conversa e orientações aconteceram no auditório da Secretaria de Administração da Prefeitura
“A experiência com turismo rural se deu de uma forma muito natural. Nós resolvemos fazer um ensaio fotográfico em meio às videiras quando estavam carregadas de uvas e esse fotógrafo fez uma divulgação na rede social dele, o que gerou muita movimentação na internet e fez com que as pessoas tivessem vontade de nos conhecer”, detalhou, por vídeo, Indianara Masiero.
Indianara explicou aos participantes que, a partir desse interesse, foi se montando estratégias para possibilitar a visitação e, deste modo, proporcionar o turismo. “Inicialmente estipulamos um valor para que as pessoas viessem e conhecessem. Depois, nós fomos fornecer degustação dos nossos produtos que seriam queijos, salames, geleias com torradas e vinhos e, posteriormente a isso, e é o momento que nos encontramos hoje, estamos oferecendo um café colonial. Então foi diante do próprio interesse do público que fomos criando os nossos produtos e nossos eventos”, acrescentou ao se referir sobre a importância de enxergar um novo nicho de mercado e agregar valor ao produto de acordo com o anseio do público consumidor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, destacou que a gestão tem trabalhado focada em criar novas oportunidades aos agricultores familiares e, o turismo rural, é um exemplo na geração de renda adicional, além de valorizar patrimônios e produtos locais. “Sinop já tem exemplos de que é possível o turismo e o rural andarem juntos e terem muito sucesso. E nós queremos e podemos ser referência dentro do Estado de Mato Grosso”, destacou Gonçalves.
A 1ª Semana da Agricultura Familiar teve como objetivo fortalecer, incentivar e ampliar o acesso às ações da agricultura familiar. O evento contou com uma série de palestras com temas variados, visitas técnicas, lançamento de aplicativo voltado aos agricultores familiares e, também, entrega de títulos aos assentados da Gleba Mercedes.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn