• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 22:39h
20 de Maio de 2022

Seminário Busca Ativa Escolar debate soluções para exclusão e abandono escolar

Seminário Busca Ativa Escolar debate soluções para exclusão e abandono escolar

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta quinta-feira (19), o Seminário Estadual da Busca Ativa Escolar (BAE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT).  O programa tem por objetivo apoiar gestores municipais para trazer de volta crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula. O evento foi realizado no Sindicato dos Servidores Públicos de Sinop, com a participação de 30 municípios, entre gestores, secretários e demais técnicos operacionais.

 

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, reforçou a importância de os gestores educacionais participarem do evento. “Nós gestores temos um papel fundamental de criar e apoiar as políticas públicas necessárias para mudar o quadro da evasão nas escolas. E esse trabalho em parceria entre as secretarias e instituições é de extrema importância para encontrar essas crianças e adolescentes, e inseri-los em sala de aula”, ressaltou o gestor.

 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica, criada pelo Unicef e Undime, e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e disponibilizadas gratuitamente para todos os municípios do país.

 

A secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, explica que essas estratégias vão muito além de colocar o aluno em sala. “É necessário atuarmos para garantirmos não só acesso, mas também a permanência e o aprendizado desses alunos”, pontou.

 

“A Busca Ativa Escolar é uma ação que envolve a Educação, mas também a Assistência Social e a Saúde. Enquanto Secretária de Assistência Social entendo a importância desse debate, principalmente após a pandemia, período em que tivemos um alto índice de evasão. Criança na escola é sinônimo de criança com direitos assegurados e melhor perspectiva de futuro” destacou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e Presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM-MT), Scheila Pedroso.

 

No município de Sinop a Busca Ativa Escolar (BAE), iniciou suas ações juntamente com a adesão do Selo Unicef, dando seguimento ao projeto já pré-existente na rede “Quem Falta Faz Falta”, em 2021 e conta com uma COMISSÃO INTERSETORIAL composta por representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, incluindo o Conselho Tutelar, e Diretoria Regional Estadual, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Assim o trabalho em torno dessas crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono vai desde a identificação, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re) matrícula e sua permanência na escola.

 

Participam também da união de esforços a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM-MT) e Ministério Público Federal.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Ana Rodrigues