A turismóloga da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop e presidente da Associação Turística Portal do Agronegócio, Leidiane Viegas, participou do 1º Seminário Nacional PRT+Integrado, realizado pelo Ministério do Turismo (MTUR). O evento realizado em Brasília, teve como objetivo aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, buscando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo.
O evento contou com a presença de cerca de 200 interlocutores regionais (IGRs), estaduais, presidentes das instâncias de governança regionais, que puderam acompanhar painéis sobre: Turismo e Esporte; O uso do Marketing Digital para o Fortalecimento da Regionalização; Ações desenvolvidas para o avanço do PRT, além da apresentação de casos de Sucesso.
Para a turmismóloga, o seminário contribui para a elaboração futura de novos projetos para o município, visto que o turismo em Sinop vem crescendo cada vez mais “O evento permite aos municípios e as associações turísticas uma troca de experiências, trazendo para o grupo além de palestras, a vivência diária do turismo, dificuldades e sucessos. IGRS já consolidadas como as do Paraná e Minas, trazem programas e projetos com a criação de roteiros e marketing turístico, apresentando novos caminhos e possibilidades para municípios que ainda estão iniciando sua caminhada no turismo”.
O Secretário Nacional de atração de investimentos parcerias e concessões Heitor Kadri, destacou pontos importantes para o fomento do setor. “Trazer a iniciativa privada para próximo, o trabalho conjunto entre os municípios e estado, além de programas como a concessão de crédito, que fazemos através de instituições financeiras com o Fungeteur. Acreditamos que até final do ano possamos liberar mais recursos que cheguem ao empresário com uma taxa de juros mais facilitada” destacou Kadri.
O presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mario Ribas, destacou que “O turismo será tão importante quanto o agro, sendo uma das molas propulsoras da nossa economia”.
PRT+INTEGRADO - O objetivo do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) é promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país, bem como a troca de conhecimentos, intercâmbio, a disseminação de informações, a inovação e o aprimoramento da comunicação com o MTur.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Vanessa Kienen