Licenciamento ambiental para o setor da atividade pecuária, é o assunto abordado, hoje (29) no curso de Aperfeiçoamento de Licenciamento Ambiental na Descentralização da Gestão Ambiental que ocorre na Câmara de Vereadores de Sinop. Os assuntos envolvem irrigação, piscicultura em tanque, rede, criação em rios, suinocultura e avicultura e, aspectos da descentralização e fiscalização.
A palestra é ministrada pelo coordenador de Atividade Pecuária Intensiva, Irrigação e Aquicultura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), instrutor Paulo de Tarso Abranches Soares. São 157 funcionários públicos inscritos de 57 municípios do Estado de Mato Grosso, sendo em sua maioria da região norte.
O treinamento iniciou na quarta-feira (27) com palestras relacionadas aos empreendimentos do setor de mineração e energético. Ontem (28), o assunto girou em torno do licenciamento para indústrias do ramo que administram produtor ou materiais contaminantes. O evento ocorre por meio de parceria da Sema-MT com a Prefeitura de Sinop e com apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Consórcio de Desenvolvimento Regional (Cidesa).
“O curso é de fundamental importância para Sinop, primeiro que é uma qualificação técnica, que com o apoio da Sema, por meio de seus técnicos, ocorre a qualificação das equipes técnicas dos municípios, tratando de temas atuais, relevantes, de atividades que necessitam de licenciamento ambiental e quais são as regras que devem ser observadas para a esse tipo de licenciamento”, observou a secretária de Meio Ambiente de Sinop, Ivete Mallmann.
A gestora da pasta municipal ressalta que o evento é relevante também para os empreendedores “que encontrarão profissionais capacitados na secretaria para melhor auxiliá-los para emissão com qualidade de um documento de tamanha importância, observando, sobretudo, o menor impacto ao meio ambiente”, completou.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa