• Sábado, 23 de Novembro de 2024
  • 15:17h
18 de Outubro de 2024

Sinop assina termo de adesão ao Programa Ser Família Mulher durante 8ª Expedição MT por Elas

Sinop assina termo de adesão ao Programa Ser Família Mulher durante 8ª Expedição MT por Elas

A participação da secretaria de Assistência Social de Sinop durante a 8ª Expedição MT Por Elas, em Sorriso, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), garantiu a assinatura do termo de adesão ao Programa Ser Família Mulher, uma iniciativa do Governo do Estado que fortalece as políticas públicas de combate à violência contra à mulher e ainda garante àquelas que vivem em situação de vulnerabilidade o acesso ao auxílio-moradia, no valor de R$ 600.

O evento reuniu diversos servidores das secretarias de Assistência Social, do Poder Judiciário e das Forças de Segurança da região norte. Entre as participantes de Sinop, estiveram presentes, a secretária de pasta, Scheila Pedroso, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas Públicas para Mulheres, Vera Lúcia Amaral, bem como as coordenadoras da Proteção Social Básica (PSB), Maria Emília de Deus, e da  Proteção Social Especial (PSE), Marilene Pereira. 

Sinop é um dos seis municípios do estado que já aderiram e implantaram o Organismo de Políticas para Mulheres - OPM, um dos critérios para participar do Ser Família Mulher. No município existe a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, departamento que começou seus trabalhos em 2022, atualmente está vinculado à secretaria de Assistência Social. “Para nós é uma alegria imensa saber que nosso município trabalha pelas mulheres, para defender seus direitos e garantir que elas tenham apoio e acompanhamento necessário para sair de qualquer tipo de situação de violência e vulnerabilidade. Todas as mulheres merecem viver com dignidade e qualidade de vida”, destacou a secretária, Scheila Pedroso.

Ao longo dos dois dias foram abordados assuntos sobre violência de gênero e atendimento às vítimas em vulnerabilidade; a importância do Boletim de Ocorrência; atuação da Patrulha Maria da Penha; capacitação do controle social e outros temas. “Essa experiência está sendo fantástica em termos de conhecimento, de trocas de informações, a Expedição já era uma coisa esperada pelo nosso município, para a adesão desse serviço. Com certeza é de grande valia estarmos aqui participando. Hoje estou ainda mais feliz porque Sinop está entre os seis, dos 142 municípios do estado, que têm OPM”, ressaltou a coordenadora, Vera Lúcia Amaral. 

O Ser Família Mulher, idealizado pela primeira-dama do estado Virgínia Mendes, foi criado para atender às mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso e que tenham medidas protetivas, conforme previsto na Lei Federal nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), além de estarem em situação de vulnerabilidade social. 

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Mylene Dias