• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 11:31h
15 de Agosto de 2022

Sinop: Começa hoje mutirão de combate a dengue e 24 bairros serão atendidos

Sinop: Começa hoje mutirão de combate a dengue e 24 bairros serão atendidos

A Prefeitura de Sinop lançou, nesta manhã (15), a edição 2022 do mutirão “Todos Contra Dengue” que, nos próximos 45 dias, deverá atuar fortemente em 24 bairros previamente selecionados, começando pelo Alto da Glória, onde o evento foi lançado pela Secretaria de Saúde. O objetivo é identificar possíveis criadouros e focos e eliminá-los. Na ocasião, também foi lançado o projeto “seja um agente em sua casa”, para trabalhar a conscientização das pessoas em manter suas propriedades limpas e sem focos do mosquito.

“Esse mutirão é de suma importância porque é um trabalho de prevenção que fazemos em parceria com as secretarias de Obras e de Meio Ambiente e, também, com a Vigilância Sanitária. Nós sabemos que a dengue mata então, estamos iniciando o mutirão hoje. Serão mais de 40 dias de trabalho preventivo e, também, de conscientização porque sabemos que onde há lixo acumulado, a dengue está ali”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

Daniela lembra que os agentes visitarão as residências e estarão devidamente identificados com uniformes e crachás. “Nossos agentes estarão fazendo esse trabalho de orientação e fiscalização. Lembrando que agora eles têm crachá e o nome deles vinculado ao site da prefeitura, então qualquer dúvida, os moradores podem acessar o  site para verificar a identidade do profissional”, reforçou.

Os bairros que participarão do mutirão foram previamente definidos por meio dos resultados alcançados nos Levantamentos da Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) feitos neste ano; dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM) e historicidade. Com isto, de acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Alef de Souza, o objetivo é ter menos registros de casos de dengue quando o período chuvoso iniciar. “Pretendemos, com essa atividade, que não haja tantos casos de dengue quando as chuvas chegarem [...] As residências estarão mais limpas, os terrenos baldios mais limpos e consequentemente teremos menos casos de dengue”, pontuou.

O coordenador destaca, ainda, que a parceria com a população é fundamental, por isso a pasta retoma o projeto “seja um agente em sua casa”. “Nós contamos com o apoio da população porque não é só Poder Público que tem que agir. A população é o ator, é a atriz principal no combate à dengue. O Poder Público é parceiro mas, cada um precisa cuidar do seu”, lembrou.

Neste ano, de janeiro a julho, foram confirmados pouco mais de 2 mil casos de dengue no município. Além do mutirão que está iniciando hoje, os agentes de combate às endemias seguem atuando, desde o início do ano, nas constantes ações em bairros e na checagem de denúncias.

O evento foi promovido no salão de festas da Igreja Nossa Senhora da Glória, e contou com a participação de agentes comunitários de saúde, agentes de combate as endemias e os secretários Ivete Mallmann (Meio Ambiente) e Remídio Kuntz (Obras).

Confira a relação de bairros que devem ser atendidos, a partir de hoje, no mutirão:

 

BAIRROS

DIAS ESTIMADOS DE TRABALHO

1

ALTO DA GLORIA

03

2

JD. AMERICA

01

3

SEBASTIAO DE MATOS

01

4

BOA VISTA

01

5

SABRINA I

02

6

SABRINA II

02

7

NOVO JARDIM

01

8

BOM JARDIM

02

9

SÃO CRISTOVAO

01

10

JACARANDAS

03

11

CELESTE

03

12

NAÇOES

02

13

BOA ESPERANÇA

02

14

SANTA RITA

01

15

NOVO ESTADO

01

16

IPES

01

17

SÃO PAULO

01

18

MARIA VINDILINA

02

19

IMPERIAL

04

20

VIOLETAS/JEQUETIBAS

03

21

OLIVEIRAS

03

22

PRIMAVERAS

03

23

OURO

01

24

PLANALTO

01

 

 
 
 

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn