• Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024
  • 18:43h
30 de Junho de 2021

Sinop cria comitê que cuidará de pessoas em situação de rua

Sinop cria comitê que cuidará de pessoas em situação de rua

Preocupada com as pessoas em situação de rua, a Prefeitura instituiu, através de decreto municipal (Decreto 171/2021), o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua do Município de Sinop (CIAMP RUA).

O Comitê já teve sua primeira reunião e começou a traçar metas e planos estratégicos para ajudar essa população que, pelos motivos mais diversos, encontra-se em situação de rua. O primeiro passo, após a identificação de cada um e os motivos que os levaram às ruas, é trabalhar o meio e a ponte de desses cidadãos devolvendo-lhes sua autoestima, sua dignidade e suas oportunidades, podendo ser através da oportunidade de voltar para a sua cidade de origem, a oportunidade de um tratamento psicológico, toxicológico ou, mesmo, o regresso às suas famílias.

Uma campanha será desenvolvida junto ao comércio e à população de Sinop ensinando que, sim, deve haver humanismo e ajudar, mas, que, também, é necessário entender que existem pessoas que precisam de oportunidades e não, simplesmente, de esmolas.

Apesar de ser uma política nacional a de assistir às pessoas em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social já vem, há tempos, desenvolvendo ações anteriores à formação do CIAMP. Ações como a busca dessa população, fazendo a identificação dos seus problemas e o mapeamento dos principais locais onde eles se concentram.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, na última semana, a Coordenação de Proteção Social Especial esteve na Praça da Bíblia realizando uma busca ativa das pessoas em situação de rua que têm, ali, um ponto de apoio e concentração.

A gestora esclarece que a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) contou, desta vez, com a colaboração e apoio da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano e a Polícia Militar. Segundo ela [secretária] este tipo de serviço já é desenvolvido há tempos, aonde a equipe vai até ele [indivíduo], passa orientação, oferta o serviço para atendimento e o acolhimento dessa pessoa, mas, ainda assim, é preciso fazer mais e, para isso, o comitê e sua atuação será de extrema importância para a eficácia desse problema social.

O CIAMP, que é gerenciado pela Secretaria de Assistência Social, também traz, em sua formação, as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Educação, Trânsito, Governo, do Poder Legislativo, da Polícia Militar, do Corpo Bombeiros, a sociedade civil organizada através da Unesin, Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), como também representante da população de rua, do Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas e o Poder Judiciário através de membro representante do Ministério Público, Defensoria Pública e Fórum Municipal.

As reuniões do CIAMP serão mensais em calendário, já, pré-estabelecido, no entanto, as ações voltadas para as pessoas em situação de rua serão diárias e constantes.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Luciano André