• Sábado, 23 de Novembro de 2024
  • 09:26h
27 de Setembro de 2024

Sinop Energia emite Certificados de Energia Renovável na etapa estadual de hipismo

Sinop Energia emite Certificados de Energia Renovável na etapa estadual de hipismo

Empresa também neutralizará emissões de carbono do Tedi Horse Centro Hípico de Sinop no ano todo

A Sinop Energia neutralizará as emissões de carbono provenientes do consumo de energia resultante da rede de distribuição elétrica do Tedi Horse Centro Hípico de Sinop. O local receberá etapa do Campeonato Estadual da modalidade neste fim de semana (28 e 29/9). A empresa doou para o evento Certificados de Energia Renovável - conhecidos como I-RECs -, emitidos pela Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, de propriedade da companhia. Estes certificados garantem que a energia produzida pela UHE Sinop é renovável e limpa, e segue os critérios de padrões internacionais de rastreamento de atributos ambientais de energia. 

No total, foram doados 15 I-RECs. Além da neutralização das emissões de carbono nos dias de prova da etapa estadual, esta quantidade de certificados permite a neutralização do Tedi Horse durante o ano inteiro.   

“Mais do que nunca, precisamos pensar verde. Por essa razão, a Sinop Energia está comprometida em promover práticas em busca de um futuro cada vez mais sustentável. Por meio do I-REC é possível estimular uma matriz energética mais limpa e, consequentemente, um planeta mais saudável. É nosso compromisso atuar em prol da redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)”, afirmou Ramon Carvalho, diretor-presidente da Sinop Energia.

O I-REC (Renewable Energy Certificate) é emitido no Brasil, pelo Instituto Totum. O certificado permite a comprovação da origem da energia, logo, contribui também com o alcance das metas de sustentabilidade de muitas companhias e eventos. São componentes indispensáveis para a transição energética do setor, propiciando um mercado paralelo à geração de energia elétrica, bem como objetivando expandir a matriz energética nacional e internacional com baixa emissão de gás carbônico (CO2).

“É um mercado novo e estamos prontos para atuar nele. Recentemente, a Sinop Energia realizou a primeira operação de I-REC para uma empresa estrangeira, sediada em Amsterdam, na Holanda. Além da operação no mercado internacional, a companhia já realizou outras duas emissões de certificados para empresas sediadas no Brasil”, explica Sergio Aguiar, diretor administrativo e financeiro da empresa.

Sobre o I-REC
O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia criado com o objetivo de gerar padrões internacionais para contabilidade de carbono no Escopo 2. O certificado permite que companhias e consumidores de eletricidade escolham de forma consciente e comprovada uma fonte de energia renovável. Os selos são vendidos junto a energia gerada e podem ser adquiridos por companhias certificadas que tenham compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a mitigação da emissão de GEE. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia.

Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Brasil (51%) e Eletrobras (49%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

Fonte: Sinop Energia

Autor: Fernanda Misailidis