A ação visa alertar para o período proibitivo de queimadas no Mato Grosso que começa nesta sexta-feira (1/7), além de incentivar a preservação ambiental
A Sinop Energia, empresa que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, lançou nesta sexta-feira (1/7) a Campanha de Prevenção e Combate a incêndios 2022.
Sob o mote “Queimada, apague essa ideia”, a ação foi realizada por meio da distribuição de folders e orientação da população em pontos estratégicos dos municípios de influência da UHE Sinop. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os cidadãos para prevenção de incêndios e alertar para o período proibitivo de queimadas que se iniciou hoje, segundo o decreto nº 1.356. Além de conversar com as pessoas nos sinais de trânsito de Sinop, colaboradores da companhia visitaram moradores rurais do entorno da UHE Sinop e do assentamento 12 de Outubro.
“A Sinop Energia monitora diariamente a área do entorno do reservatório da UHE Sinop, que é usada pela população para pesca e lazer. Com isso, a blitz é mais uma medida da empresa que reforça o empenho e comprometimento na redução de queimadas durante o período seco e preservação do meio ambiente”, explica Ricardo Padilha, diretor-presidente da Sinop Energia.
Este ano, o foco da campanha é reforçar que práticas simples podem evitar grandes acidentes, como apagar totalmente cigarros e fósforos antes do descarte, não queimar lixos ou entulhos, não atear fogo na vegetação, tomar cuidado ao acender e apagar churrasqueiras, entre outros.
“Com essa campanha, a Sinop Energia deseja engajar o máximo de pessoas possível. Também é importante que os cidadãos denunciem focos de incêndio e práticas criminosas. Para isso, basta ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193”, ressalta Vera Rett, diretora Administrativa e Financeira da Sinop Energia.
Ações de prevenção a queimadas
Além da realização da blitz, a Sinop Energia desenvolve regularmente ações para preservação da natureza durante o período seco. Recentemente, a empresa instalou placas que sinalizam o risco de incêndios florestais em áreas próximas ao reservatório da UHE Sinop.
Outra medida adotada para o local é a construção de aceiros, faixas de terra que formam uma barreira natural impedindo a propagação do fogo para áreas de vegetação.
Fonte: CDN COMUNICAÇÃO
Autor: Gabrielle Laranjeira, da CDN Comunicação