Segundo a concessionária de energia, Energisa, Sinop está entre as cidades com maior número de clientes que têm o direito, mas não recebem o benefício da Tarifa Social, um desconto de até 65% aplicado na fatura de energia. Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis lideram a lista em Mato Grosso, seguida de Sinop, na 4ª posição, com 5.204 clientes aptos. Ao todo, no estado, são mais de 176 mil pessoas que podem ser beneficiadas. A lista, divulgada pela Energisa, faz o cruzamento dos dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e os da distribuidora.
Em 2022, o cadastro na Tarifa Social passou a ser feito automaticamente pelas distribuidoras de energia do país. “O principal problema é quando o benefício está no nome de uma pessoa e a conta de luz no nome de outra. Então, esse cliente só precisa informar que, naquele imóvel, tem um beneficiário do programa social. Para melhorar a comunicação com a população, a gente está entrando em contato com as prefeituras para fazer caravanas de cadastramentos no auxílio”, explica a supervisora comercial da Energisa Mato Grosso, Fabiana Santana.
Ao todo, são mais de 176 mil famílias que podem receber o desconto de até 65% na fatura de energia, mas por conta dessas divergências cadastrais ainda não recebem. Para resolver isso, o cliente deve procurar a distribuidora e fazer a atualização em qualquer canal de atendimento, sem a necessidade de trocar a titularidade da unidade consumidora.
Quem tem direito a Tarifa Social
Os beneficiários precisam atender alguns critérios definidos pelo governo, são eles:
- Famílias indígenas ou quilombolas;
- Inscritos no Cadastro Único (cadÚnico) para programas sociais do governo federal com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;
- Inscritos no cadÚnico com renda de até três salários-mínimos e que sejam portadores de doenças ou deficiência que necessite de tratamento continuado usando aparelhos que demandem do uso de energia elétrica;
- Famílias inscritas no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou seja, idosos com idade de 65 anos ou mais e deficientes, cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário-mínimo.
O benefício é progressivo. Ou seja, depende do consumo de cada cliente.
Canais oficiais: Call Center: 0800 646 4196; Site: www.energisa.com.br; WhatsApp (Gisa) 65 99999-7974
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Assessoria