• Domingo, 24 de Novembro de 2024
  • 21:53h
24 de Agosto de 2023

Sinop participa de eventos sobre amamentação e alimentação complementar saudável

Sinop participa de eventos sobre amamentação e alimentação complementar saudável

A prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, está participando do 3º Encontro Mato-grossense de Amamentação e 2º Encontro Mato-grossense de Alimentação Complementar Saudável. Os eventos promovidos pela SES MT, fazem parte das ações do Agosto Dourado, mês de incentivo e apoio ao aleitamento materno, que iniciaram na terça (22) e se encerram nesta quinta-feira (24), em Cuiabá. 

As tutoras da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, e as coordenadoras dos programas Saúde da Criança, Doenças Crônicas não transmissíveis e de Vigilância Nutricional estão representando o município. Durante o encontro estão sendo discutidos os avanços e desafios da amamentação e alimentação complementar saudável, oficinas, rodas de conversa, apresentações de trabalhos científicos, artigos e trocas de experiências.

A coordenadora da saúde da mulher, Dayane Aparecida de Souza, ressalta que a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o leite materno como alimento exclusivo para bebês até seis meses. “É muito gratificante participar deste evento, onde vamos ter novos conhecimentos, para poder aplicar no município. Sabemos que o leite materno ajuda no crescimento e reduz índices de doenças. Queremos ajudar e incentivar as mãezinhas durante esse período de amamentação, que nem sempre é fácil”, pontuou. 

Para a coordenadora da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Jeanne Kneip, o desafio é fortalecer a rede apoio, e lembra que campanha deste ano tem como tema: ‘Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham’, que vem de encontro com as dificuldades enfrentadas pela família. “O nosso papel é apoiar e ajudar essas famílias durante esse período que é tão importante para o bem-estar e desenvolvimento do recém-nascido, e que tem impactos na rotina de toda a família. E o evento nos possibilita trocas de experiências, para que possamos ofertar um melhor atendimento”, explicou.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Daiane Stela