O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sinop foi sede do curso para cirurgiões-dentistas da Região Teles Pires do Estado de Mato Grosso, que visa capacitar os profissionais para atendimento odontológico às pessoas com deficiência. Um total de 20 profissionais de 15 municípios participaram do aprendizado, que começou na segunda-feira (31/07) e terminou nesta tarde (04/08).
Entre as participantes está a coordenadora da Saúde Bucal de Sinop, Julia Pigosso, que destacou a importância do aperfeiçoamento para os atendimentos à população.“O curso proporcionou aos profissionais uma nova visão sobre o atendimento, que deve ser personalizado de acordo com cada caso. Esse diferencial também exige mais tempo durante a consulta, e temos que estar preparados, para entender a situação familiar desse paciente e a deficiência que vai exigir de nós uma empatia e humanização”, destacou.
De acordo com a coordenadora estadual de saúde bucal, Andrea Coelho, o objetivo é fortalecer o atendimento na rede pública de saúde, de forma integral, com qualidade e de acordo com cada particularidade, sem esquecer de trabalhar a prevenção, orientando pais e familiares sobre os cuidados diários. “O curso iniciou com a parte teórica, com orientações sobre a Lei Brasileira de Inclusão à Pessoa com Deficiência. Trabalhamos a importância da prevenção, orientando também sobre os cuidados corretos, e finalizamos com a parte prática, onde os alunos fazem todo processo, desde a anamnese, avaliação de exames, definição de condutas e finalização dos procedimentos necessários”, explicou.
O cirurgião-dentista do município de Cláudia, Ernani Uemura, que também é coordenador da saúde bucal, destacou a importância do curso. “Essa capacitação vem para agregar conhecimento, e poder colocar em prática nos nossos municípios. O conhecimento adquirido aqui, poderemos transmitir para os demais cirurgiões da rede pública e com isso ofertar um atendimento planejamento e específico para cada caso”, pontuou.
O curso é coordenado pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), em parceria com o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE) e a Coordenadoria de Saúde Bucal (COSABU) da SES, está na terceira edição e foi ministrado por uma equipe especializada.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Daiane Stela