O Primeiro Sinop Sustentável, evento que integra o Projeto Sinop Orgânico, será no próximo sábado (11), das 14 às 18 horas, no Parque Natural Municipal Florestal. O projeto é uma iniciativa da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Prefeitura e outras instituições. A ação é aberta à população e não há necessidade de inscrição.
“Vai ser um espaço de discussão, com palestras, feira agroecológica, feira de troca de sementes, de troca de saberes, então, é um espaço que reunirá agricultores, extensionistas, estudantes, pessoas que tem a agricultura orgânica e agroecológica como interesse”, destacou o zootecnista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, João Batista dos Santos Júnior.
O objetivo do Sinop Sustentável é fortalecer a atividade da agricultura orgânica e agroecológica no município. Quem participar, poderá, por exemplo, levar sementes e mudas para troca. Ainda haverá exposição de produtos agroecológicos, bem como orientações em políticas públicas, dentre outras ações.
Projeto Sinop Orgânico
O Projeto Sinop Orgânico tem como objetivo capacitar 50 produtores para uma agricultura agroecológica e de base orgânica, que prevê a realização de diversas ações no decorrer do ano, dentre elas, o Sinop Sustentável.
“Esse Projeto tem uma visão holística, não entende apenas o produtor do ponto de vista produtivo, técnico, mas também olha para a parte social, econômica do produtor, como ele responde, então ele atende a múltiplas variáveis”, pontuou João.
O Projeto iniciou em julho de 2022 e após realização da seleção das propriedades e cadastramento das mesmas, deu-se início ao processo de capacitação continuada em produção orgânica, através da transição agroecológica das propriedades.
A iniciativa conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Tecnologia de Sinop-MT (FASTECH), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop (SECITECI), Câmara Municipal de Vereadores de Sinop e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Luan Cordeiro