O prazo de inscrições gratuitas para o processo de escolha de novos conselheiros tutelares de Sinop, que começou no dia 28 de abril, termina nesta sexta-feira (19). O candidato deve se inscrever de forma online, pelo site oficial da Prefeitura, na aba: https://www.sinop.mt.gov.br/Formularios/. Toda documentação necessária para inscrição está descrita no edital Nº 001/2023, também disponível no site do município. “Gostaria de convidar a população que tem interesse em trabalhar com a criança e adolescentes para participar desse processo de escolha, ainda dá tempo de se inscrever e concorrer”, reforçou a presidente da comissão do processo eleitoral, Lizandra Rostirolla.
Na segunda-feira (24) será publicada a lista de checagem dos documentos necessários para inscrição, conforme o cronograma do Anexo I do edital. A partir da terça (25) até quarta-feira (26), o candidato que apresentou erro no envio de alguma das documentações solicitadas poderá entregar esse documento pessoalmente, na Casa dos Conselhos, que fica anexa a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, localizada na rua das Aroeiras, nº 1.128, Setor Comercial, das 8h às 11h. No dia 31, a relação das inscrições deferidas e indeferidas será divulgada. Já a aplicação da prova escrita e prática está programada para o dia 25 de junho e o resultado deve ser divulgado dia 4 de julho.
A eleição será no dia 01 de outubro e o processo de escolha ocorrerá por meio do voto direto. Serão ofertadas 10 vagas no cargo para os próximos quatro anos, de 2024 a 2028. A remuneração prevista para o cargo é o salário de R$5.425,00 mais benefício de vale alimentação no valor de R$330,00, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva. Os candidatos aprovados atuarão no Conselho Tutelar da Região I e Conselho Tutelar da Região II, sendo 05 conselheiros em cada uma delas.
A presidente da comissão do processo eleitoral reforça ainda que o candidato deve ficar atento aos requisitos do edital. “É importante ler com atenção o edital de abertura e os complementares. Lembrando que para se inscrever é preciso comprovar que reside em Sinop há pelo menos um ano, ter nível escolar médio e ser maior de 21 anos, outra informação relevante é que não precisa ter experiência na área”, esclareceu.
Todo o processo de escolha, seleção, aprovação e posse será feito pela Casa dos Conselhos, departamento vinculado e ligado, diretamente, à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão responsável por fiscalizar o Conselho Tutelar.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias / Assessoria