Ao longo dos anos, manter as estradas rurais do município em condições de tráfego e sem atoleiros no período de chuvas, tem sido um dos desafios da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da cidade. No entanto, após determinação do prefeito Roberto Dorner, o trabalho foi realizado e intensificado ainda no período de seca, trazendo uma nova realidade para as estradas rurais atualmente.
De acordo com o secretário de obras Remidio Kuntz, nenhum atoleiro foi registrado até o momento, graças ao trabalho intenso de recuperação das estradas desenvolvido ainda no período e estiagem. “Essa foi uma determinação do nosso prefeito Roberto Dorner, para intensificar a recuperação das estradas durante a seca. Nós levantamos e cascalhamos, e graças a esse trabalho, hoje não sofremos com atoleiros, apenas realizamos a manutenção” destacou Remidio Kuntz, enfatizando que é normal com as chuvas surgirem pequenos buracos nas estradas de cascalho, e que está com as equipes trabalhando para oferecer melhor qualidade de tráfego.
Mais de 10 estradas foram transformadas pelo Programa “ Aranca Safra”. As vias rurais foram levantadas para facilitar o escoamento da água das chuvas, receberam cascalho e com rolo elas foram compactadas. Entre as vias atendidas pelo programa estão as estradas Leonilda, Marilete, Selma, Áurea, Ana, Claudete, Alzira, Débora, Ângela e Edina.
O trabalho foi desenvolvido com recursos próprios e do Fethab, Fundo Estadual de Transporte e Habitação e com maquinas e caminhões da própria secretaria. O prefeito Roberto Dorner, ressaltou que vem atuando para conseguir recursos e pavimentar mais estradas rurais, principalmente as mais próximas da cidade.
“Já finalizamos o asfalto das estradas Silvana e Adalgisa, e também estamos pavimentando 21km da estrada Nanci, cerca de 6km já foram concluídos, a estrada Ângela até o presídio Ferrugem também está sendo asfaltada, nosso objetivo é conseguir ampliar esse trabalho e facilitar a vida de quem usa essas estradas” finalizou Dorner, enfatizando a parceria com o Governo do Estado para realização da pavimentação.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ricardo Ridel