A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano já executou 1.020 metros de pintura de sinalização horizontal (aquelas demarcações no asfalto), somente nesses 48 dias de trabalho do ano. Além disso, 65 faixas de pedestres foram pintadas e 113 vagas especiais sinalizadas. Também 330 placas foram instaladas, entre substituições e novas implantações.
Com a intensificação dos trabalhos, algumas vias que nunca haviam recebido a pintura de sinalização, estão sendo beneficiadas e com isso, o trânsito mais organizado, como é o caso da Avenida Pantanal no bairro Jardim Maria Vindilina III, que recebeu pintura de faixas de pedestres e sonorizadores, ontem à noite (17).
“Essa é uma via que não víamos sinalização horizontal há anos, mas na data de ontem [17/02] recebeu esse trabalho. É uma avenida de grande movimento de veículos por dar acesso a pelo menos quatro bairros [Maria Vindilina II e III, Jardim das Acácias e Jardim Araguaia] e a uma importante via de circulação, que é a avenida André Maggi. Acreditamos que com essa implantação, o trânsito ficará ainda mais seguro”, comentou o secretário da pasta, Joubert Sacramento.
Sacramento ressalta que a implantação da sinalização se tornou uma das prioridades de sua gestão, por acreditar que vias sinalizadas aumentam a segurança de quem as usam e organiza o fluxo dos veículos. “Desde que assumimos a pasta, intensificamos a sinalização não somente das horizontais, mas como das verticais. Muitas vias não tinham sinalização e com isso o número de imprudências eram muito altas o que resultava, muitas vezes, em acidentes. Não chegamos ao ideal ainda, mas já avançamos muito e a mudança já é perceptível”, disse.
Essa mudança é percebida também por Mikaelly Bruna Formagio, moradora da avenida dos Ingás, no Jardim das Violetas, que se diz contente com os avanços das sinalizações. Ressalta também que a pasta tem priorizado a segurança da população, mas chama a atenção de alguns condutores. “Eu considero algo importante para a população. É algo que traz segurança e diminui riscos de acidentes. Se todos respeitarem as sinalizações, ter mais respeito um com o outro no trânsito, o número de acidentes será cada vez menor. A cidade está tendo bastante sinalização, ou seja, a prefeitura está se importando com a segurança da população. Isso é bom”, comentou.
A moradora afirma que a evolução na quantidade de sinalização é visível e comenta que a manutenção deve ser constante. “Vemos que as ruas e avenidas estão mais sinalizadas e que as manutenções são mais frequentes. Essas manutenções são necessárias porque com o tempo as tintas desbotam e as placas caem”, disse.
Esse tipo de trabalho, principalmente o da pintura, é realizado no período noturno em decorrência do número de veículos transitando ser menor. “Priorizamos esse horário para que o impacto aos condutores seja menor. A tinta precisa de um tempo após a aplicação para secar e se for feito no período diurno o transtorno será maior”, finalizou o gestor.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa Foto: Roneir Corrêa