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07 de Julho de 2021

Trânsito realiza mais de 1,3 mil ações de conscientização e controle de tráfego

Trânsito realiza mais de 1,3 mil ações de conscientização e controle de tráfego

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano divulgou os trabalhos realizados pelo Departamento Operacional durante o primeiro semestre do ano. Foram 1.308 ações realizadas no município, voltadas para conscientização e controle de tráfego em locais com maior fluxo de veículos e pedestres.

O maior número de ações foi na realização de Pontos Base (PB’s) em locais e cruzamentos com maiores índices de acidentes. Foram 959 ações que tiveram como objetivo o controle do tráfego e a redução no número de acidentes. Associado, o departamento realizou a mesma ação em mais 197 pontos com maior fluxo de pedestres.

Os PB’s consistem na presença de viaturas e guardas municipais em locais e horários pré-definidos, prioritariamente onde circulam maior número de veículos ou pedestres com a finalidade de reduzir a velocidade e as colisões entre os veiculos. “Quando o condutor vê a presença da viatura e a guarda em pontos estratégicos, automaticamente reduzem a velocidade, o que, consequentemente, diminui o risco de acidentes”, comentou o secretário major Joubert Sacramento.

Além dessas, outras 93 ações foram feitas em conjunto com o Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e demais secretarias como segurança em eventos diversos e mais 59 operações de fiscalização com integração das demais forças e órgãos de segurança em atuação no município de Sinop.

“Nosso objetivo é conscientizar e educar os condutores a fim de mudar a cultura de tráfego no município. É somente com a mudança de comportamento no trânsito que conseguiremos reduzir os índices de acidentes e transformaremos em um trânsito seguro. Por isso contamos com a colaboração dos condutores para que respeitem as sinalizações de trânsito e as regras instituídas pelo Código de Trânsito Brasileiro [CTB]”, disse Sacramento.

Atendimentos

Ao todo a secretaria realizou 8.798 atendimentos divididos entre os serviços prestados pela pasta. A recepção aparece em primeiro lugar com 4.203 atendimentos e setor de serviços de conversão de multas em advertências, Defesa de Autuação e Recursos Jari, registrou 3.807 procuras. Em terceiro aparece o setor de cadastramento de motoristas de aplicativo com 292 atendimentos.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa