Selo atesta que a energia produzida pelo empreendimento é limpa e renovável
A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, administrada pela Sinop Energia, recebeu o reconhecido certificado I-REC (Renewable Energy Certificate), emitido no Brasil, pelo Instituto Totum. O selo garante que a energia produzida pelo empreendimento é limpa e renovável, seguindo recomendações e critérios de padrões internacionais de rastreamento de atributos ambientais de energia.
Com o I-REC, a UHE Sinop está apta para emitir certificados de energia renovável no mercado, permitindo a ampliação do portfólio de serviços oferecidos ao consumidor e ofertando produto alinhado com a redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). O selo recebido pelo empreendimento tem validade de cinco anos a partir de 2023.
Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia e pode ser comprado por empresas que tenham seus negócios baseados no desenvolvimento sustentável e atentas à emissão de gases de efeito estufa. Os certificados de energia renovável permitem a comprovação da origem da energia, logo, contribuem também com o alcance das metas de sustentabilidade de muitas companhias. A aquisição do selo no Brasil e no mundo cresce à medida que o mercado adota e exige práticas de ESG.
"conta a diretora Administrativa Financeira e de Relações com Investidores, Vera Rett."
Sobre o I-REC
O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia criado com o objetivo de gerar padrões internacionais para contabilidade de carbono no Escopo 2. O certificado permite que companhias e consumidores de eletricidade escolham de forma consciente e comprovada uma fonte de energia renovável.
Os selos são vendidos junto a energia gerada e podem ser adquiridos por companhias certificadas que tenham compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a mitigação da emissão de GEE. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.
Fonte: CDN COMUNICAÇÃO
Autor: Gabrielle Laranjeira da CDN Comunicação