• Domingo, 24 de Novembro de 2024
  • 04:40h
01 de Março de 2024

UHE Sinop recebe novo atestado de conformidade contra incêndios florestais

UHE Sinop recebe novo atestado de conformidade contra incêndios florestais

A Sinop Energia mais uma vez foi reconhecida como referência em preservação ambiental por uma autoridade no assunto. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia recebeu do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso atestado de conformidade contra incêndios florestais. O documento oficial é válido por um ano e reconhece as boas práticas da empresa que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.

 

No atestado, o Corpo de Bombeiros legitima as práticas e procedimentos utilizados pela Sinop Energia no que se refere ao Processo de Segurança Contra Incêndio Florestal (PSCIF), nas áreas públicas e privadas, tais como florestas, área de proteção ambiental, reflorestamento e unidade de conservação, atendendo às exigências da legislação de segurança contra incêndio e pânico do Estado do Mato Grosso.

 

Para obter o certificado, a Sinop Energia entregou à corporação toda a documentação e também dados de conformidade, obrigatórios nos termos da norma.

 

“É com grande satisfação que recebemos do Corpo de Bombeiros mais este atestado de conformidade contra os incêndios florestais. Isto demonstra o reconhecimento da maior autoridade no assunto de que nossas operações têm o compromisso intrínseco com a sustentabilidade, gerando energia limpa e renovável com segurança, além do monitoramento e combate aos incêndios florestais. Trabalhamos para o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos e esse atestado é uma constatação do nosso empenho”, afirma Carlos Boscaini, diretor-presidente da Sinop Energia.

 

AÇÕES EM CURSO

Historicamente, a Sinop Energia promove diversas práticas de prevenção aos incêndios, principalmente, no período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, além de inúmeras ações ao longo do ano de conscientização junto à população. Diariamente, a Sinop Energia realiza o monitoramento por satélite dos focos de calor nas proximidades da Área de Preservação Permanente (APP) da usina e comunica a população do entorno por meio de placas sinalizadoras.

 

No entorno da APP, a companhia construiu novos aceiros e executa regularmente a limpeza e a manutenção dos que já se encontram no local. Os aceiros são faixas de terra onde a vegetação é retirada, formando barreiras naturais que evitam a passagem e a propagação do fogo em eventuais incêndios. Além disso, a empresa também conta com uma Brigada de Incêndio que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros para combate ao fogo na APP. Inspeções presenciais e por meio de drones também são realizadas para monitoramento dos focos de calor.

Fonte: CD

Autor: Fabiana Castro