Lago da usina hidrelétrica sediará os Festivais de Praia e Pesca, eventos culturais e esportivos que atraem turistas
Além de gerar energia limpa e renovável para o país, o lago da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, empreendimento administrado pela Sinop Energia, também pode ser utilizado pela população para pesca, recreação, navegação e agora, oficialmente, integrará o mapa turístico da região.
O local foi escolhido para ser palco dos Festivais de Pesca e Praia, que ficaram famosos no início dos anos 2.000. Ambos serão realizados entre os dias 3 e 11 de setembro durante as comemorações do aniversário de Sinop na área do entorno do reservatório conhecida como Praia do Cortado.
“O lago da UHE Sinop favorece o uso múltiplo das águas, gera energia para metade da população do Mato Grosso e contribui com o Sistema Interligado Nacional. Além disso, é utilizado como fonte de alimentação e renda para pescadores, é aproveitado pelos locais para atividades de lazer e contemplação à natureza. Agora, ficamos felizes em receber esse evento tão importante para a cidade, que incentiva a cultura e o esporte, atrai muitos turistas, impulsiona atividades comerciais e ainda rende visibilidade para o local que já gera diversos benefícios alinhados ao respeito ao meio ambiente”, afirma o diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha.
Na rota do turismo
Desde maio de 2022, a Sinop Energia reabriu as portas ao público. Para conhecer as dependências da UHE Sinop, moradores e turistas podem acessar o local de carro, pela BR163, e ter uma vista privilegiada do local em uma visita guiada à usina, que pode ser agendada pelo e-mail comunicacao@sinopenergia.com.br; pelo telefone 0800-642 5009 e pelo WhatsApp (66) 9 9680-2421.
Independentemente da forma de acesso, lembre-se que a preservação do local é de suma importância para a boa qualidade da água que forma o reservatório, bem como para fauna e flora do entorno. Se atentar aos cuidados com o meio ambiente é fundamental para garantir que o rio Teles Pires continue sendo aproveitado para diversas atividades.
“Sabemos da importância de estimular a economia local a partir da diversificação de atividades no reservatório da usina. No entanto, só alcançaremos bons resultados se tivermos o reservatório preservado. Por isso, estamos constantemente vigilantes em relação ao cumprimento da legislação ambiental e às práticas de segurança”, completa.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.
Fonte: CDN COMUNICAÇÃO
Autor: Gabrielle Laranjeira, da CDN Comunicação