Seis meses de 2022 já fazem parte do passado. Já passamos a metade do ano e há muito o que se comemorar nestes mais de 180 dias.
A evolução das vendas no comércio e dos serviços são essencialmente determinadas pela demanda dos consumidores. Temos visto maior flexibilização da economia, pós-pandemia, com a ampliação da circulação das pessoas nas ruas.
Esse movimento deve continuar nos próximos meses, mas alguns desafios e incertezas nos fazem repensar o que esperar para o comércio nesta reta final do ano.
A maior mobilidade das pessoas, mesmo com os preços dos combustíveis em alta, também tem influenciado positivamente a demanda e as vendas de automóveis, a despeito das dificuldades nas cadeias de peças e partes. Com o retorno dos eventos e viagens, a tendência é de gradativa melhora no desempenho dos segmentos de vestuários, calçados e acessórios, por exemplo.
Existe período de queda, mas na sequência vêm dados positivos.
O consumo de serviços segue em franca recuperação, principalmente guiado pela recuperação da demanda das famílias de maior poder aquisitivo, aquelas que sofrem menos com a inflação alta.
Estamos atravessando o pior momento da inflação doméstica, em que os choques nos preços devem começar a aliviar ou se dissipar.
O avanço da informalidade, especialmente do trabalho por conta própria, embora seja mais um sinal da retomada da atividade, injeta vulnerabilidade na renda do trabalho. Em 2022, os mesmos desafios de 2021.
Pelo lado da renda, a recuperação apontada pelo mercado de trabalho formal não deve ser revertida no próximo ano, mas é natural que decisões de novas contratações sejam postergadas para depois das eleições, assim como outras decisões de investimentos.
Sinop continua sendo cobiçada por investidores, sendo um terreno fértil para os negócios, mesmo com os reflexos sentidos de impactos da crise Brasil afora.
A CDL fechou o semestre com ótimo resultado na campanha Amor em Dose Dupla. Foi importante para o comércio fomentar as vendas e ainda, possibilitar que oito consumidores fossem agraciados com prêmios.
Vem aí o Sonho de Pai, Sonho de Criança e Sonho de Natal. As campanhas estão todas no “forno”, esperando para irem às lojas. Os dias passam rápido, mas estamos atentos a tudo que acontece ao nosso redor.
É a caravela lojista que segue o curso, navegando numa maré mansa.
Saudações Cedelistas.
Fonte: CDL SINOP
Autor: Julio Tabile Comunicação CDL