A integração entre secretaria de Assistência Social e Procon proporcionou à comunidade atendida pelo CRAS Paulista uma manhã produtiva de muito conhecimento. Nesta quarta-feira (26), a equipe do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor foi até a unidade para ministrar uma palestra sobre educação financeira, alcançando idosos, mulheres participantes dos grupos de convivência e famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Também foram distribuídas unidades de cartilhas do Procon, livreto do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e o gibi “Os Cofrinhos de Procôncio”.
Os usuários receberam orientações sobre o gasto consciente e saudável do dinheiro, a importância de economizar uma parte do que se ganha, os cuidados que devem ser tomados para não cair em golpes virtuais pelo celular, seja por ligações, links suspeitos ou nas redes sociais. Bem como a respeito da importância de não passar informações pessoais como CPF e RG, porque estas também podem se transformar em dados úteis para os golpistas.
Para a coordenadora da unidade, Thaís Souza, palestras como essa contribuem para melhorar a qualidade de vida dos usuários. "Nossa assistente social Fernanda teve a ideia de convidar a equipe do Procon para trabalhar este tema na reunião deste mês com as famílias do PAIF, então eu fiz o convite e eles vieram. As pessoas atendidas pela assistência social geralmente estão numa situação mais vulnerável, então ter informações de como fazer o uso do dinheiro com inteligência, mesmo que pouco, é importante para que tão logo elas consigam sair dessa condição, evoluir e ter mais autonomia no trato com o próprio dinheiro", considerou.
A usuária dos serviços do CRAS, Rivillany Silva Muniz, assistiu a palestra e relatou como pretende usar as informações que recebeu. “Foi uma experiência muito boa que vai me ajudar a economizar mais, aprendemos sobre as leis do consumidor, achei maravilhoso. Percebi também que o Procon está ali para ajudar a gente”, declarou.
Durante a palestra o diretor do Procon, Vilson Barozzi, esclareceu dúvidas e ouviu relatos dos participantes. “Hoje na sociedade tudo envolve finanças e é primordial também que o público dos CRAS também discuta esta questão. Foi isso que nosso prefeito pediu e estamos fazendo o trabalho. O compromisso do Procon é buscar e resgatar o público que está excluído, intermediar a conciliação entre consumidor e fornecedor, levar informações e conhecimento para reduzir o endividamento em Sinop. Inclusive vamos lançar em agosto outro livro ‘Não engane a minha vovó’, será um conteúdo de alerta sobre os perigos do mundo virtual”, completou.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias / Assessoria