Uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop está acompanhando todo o processo de vacinação contra a Covid-19, que neste momento, atende o grupo prioritário formado por profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no combate à doença e idosos acima de 60 anos institucionalizados.
Conforme cronograma da Coordenação de Imunização e Rede Frio da Secretaria, a vacinação dos profissionais da saúde deve continuar no início da próxima semana nos hospitais particulares de Sinop. “A vacina só é feita mediante a devida identificação profissional, com comprovação por holerite, carteira de trabalho ou o crachá. Em todos os casos, é realizado o preenchimento de uma ficha individual de identificação, seguindo exigência do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora do setor, Sirlei Rodrigues. Os profissionais da rede municipal já estão devidamente identificados.
Após as doses aplicadas, os frascos do imunizante CoronaVac são recolhidos pelas equipes e retornam para a Secretaria, que é a responsável pelo devido descarte, seguindo todas as normas exigidas. Todos os dados são informados ao sistema do Ministério. O Governo do Estado segue acompanhando o processo de maneira indireta.
No sábado (23), as equipes volantes da Secretaria vão vacinar idosos institucionalizados no Lar dos Vicentinos e Madre Josefina Vannini, bem como os profissionais que atendem as duas unidades. A Secretaria de Saúde reforça que para os idosos acima de 80 anos, o cronograma e estrutura para atendimentos deverão ser divulgados a partir da próxima semana, ao encerrar a vacinação dos profissionais de saúde.
O lançamento oficial da vacinação ocorreu na quinta-feira (21), na Prefeitura de Sinop. Neste primeiro momento, foram enviadas 1.834 doses (1 de 2) para atender o grupo preconizado pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que a segunda remessa seja enviada pelo Governo do Estado nos próximos dias.
Fonte: Assessoria da Prefeitura